Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Avião que declarou emergência já conseguiu aterrar no aeroporto de Beja

Avião em emergência levava seis pessoas a bordo. Aeronave conseguiu aterrar sem segurança à terceira tentativa.

Avião que declarou emergência já conseguiu aterrar no aeroporto de Beja
Notícias ao Minuto

15:20 - 11/11/18 por Melissa Lopes

País Aviação

Um avião Embraer da Air Astana, que declarou emergência este domingo, dirigiu-se para o aeroporto de Beja para aterrar em segurança, depois de ter perdido  os mecanismos e controlos de navegação.

De acordo com o que o Notícias ao Minuto apurou, o avião - que havia descolado de Alverca -  conseguiu aterrar em Beja cerca das 15h20, depois de ter falhado uma primeira e uma segunda tentativas. 

Recorde-se que o avião, com seis pessoas a bordo, declarou emergência este domingo, encontrando-se cerca das 14:40  a sobrevoar uma zona próxima de Lisboa. 

As primeiras informações davam conta da possibilidade de o aparelho ter de amarar no rio Tejo, tendo inclusive a Autoridade Marítima ativado um dispositivo para responder caso tal viesse realmente a acontecer. 

No entanto,  a aeronave da companhia aérea do Cazaquistão, que foi escoltada por dois aviões F16 da Força Aérea Portuguesa, acabou por conseguir ganhar altitude e algum controlo, o que permitiu ao avião divergir para sul, aterrando no aeroporto alentejano de Beja, uma opção  significativamente mais segura do que a inicialmente equacionada.

Apesar das dificuldades devido às condições meteorológicas e também ao facto de o piloto "não conhecer tão bem a zona", e de duas tentativas falhadas, o porta-voz da Força Aérea disse que a aterragem "decorreu bem",  "sem qualquer tipo de problema". 

"O que é importante é que o avião aterrou em segurança", frisou Manuel da Costa, sem conseguir, no entanto, especificar que tipo de avaria sofreu a aeronave.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório