Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

RTP contrata Cândida Pinto e Helena Garrido. "Uma pouca vergonha"

A contratação de duas jornalistas externas para lugares de chefia na direção da RTP está a gerar polémica e já levou a comissão de trabalhadores da estação pública de televisão a pronunciar-se sobre o caso.

RTP contrata Cândida Pinto e Helena Garrido. "Uma pouca vergonha"
Notícias ao Minuto

21:23 - 09/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Reação

A jornalista da SIC, Cândida Pinto, e a antiga diretora do Jornal de Negócios, Helena Garrido, vão ocupar lugares de chefia na direção de informação da RTP, uma decisão que revoltou a comissão de trabalhadores.

“A validação destas contratações de luxo pela administração da RTP é um escândalo sem fim”, é desta forma que tem início um comunicado divulgado, esta sexta-feira, pela comissão de trabalhadores (CT) da Rádio e Televisão de Portugal para quem estas contratações são “uma pouca vergonha”.

Em causa está o facto de os trabalhadores da RTP não terem “qualquer atualização salarial” há mais de 10 anos e a estação pública de televisão se “recusar a reconhecer a justiça para centenas e centenas de trabalhadores precários, muitos deles jornalistas”.

Face a esta situação, a CT acusa o presidente da RTP de “considerar absolutamente normal contratar mais celebridades e insultar, na cara, cada um dos trabalhadores a seu cargo”.

“Apesar (…) de a diretora de informação da televisão ter toda a legitimidade para propor a contratação de quem quiser, este conselho de administração, e nomeadamente o seu presidente, não tem, nem a moral, nem legitimidade para aceitar essas contratações”, sendo que ao fazê-lo revela que “não tem a mínima capacidade para continuar à frente dos destinos da empresas nesta fase conturbada da sua história”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório