Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Zoo de Lisboa alerta para a “urgente” proteção dos pinguins

Dia 10 de novembro celebra-se o Dia da Salvaguarda do Pinguim e o Jardim Zoológico vai sensibilizar os visitantes para esta temática.

Zoo de Lisboa alerta para a “urgente” proteção dos pinguins

Apesar de os pinguins serem dos animais mais caricatos e queridos do Jardim Zoológico de Lisboa, muitos visitantes não têm consciência que estas aves estão ameaçadas como consequência do comportamento humano, nomeadamente pela pesca excessiva e a poluição dos seus habitats, sobretudo por derrames de petróleo.

Por essa razão, no dia 10 de novembro, o Zoo vai assinalar o Dia da Salvaguarda do Pinguim para sensibilizar os visitantes, desde os miúdos aos graúdos, para a sua proteção evitando assim a sua extinção.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Jardim Zoológico de Lisboa explica que ao todo existem 18 espécies de pinguins e que a espécie acolhida pelo Zoo de Lisboa é o Pinguim-do-cabo, o único que habita a zona temperada do continente africano.

Tal como qualquer ave, o pinguim é ovíparo e esconde os seus ovos em ninhos. O Pinguim-do-cabo constrói o ninho em tocas, debaixo de pedras ou de vegetação, de modo a ficar protegido do sol. Esta espécie é reconhecida, desde 2010, como “em perigo” pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Os Pinguins-do-cabo têm ainda uma característica bastante singular: são animais monogâmicos, ou seja, quando encontram o seu par, permanecem juntos a vida inteira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório