Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Proteção Civil: Mais de 682 mil ajudaram a 'Terra a Tremer'

Exercício nacional tem como objetivo preparar a população para a eventualidade de um sismo.

Proteção Civil: Mais de 682 mil ajudaram a 'Terra a Tremer'
Notícias ao Minuto

11:04 - 07/11/18 por Melissa Lopes

País Balanço

O exercício ‘A Terra Treme’, que se realizou esta segunda-feira a nível nacional, mobilizou mais de 682 mil pessoas por todo o país, revela a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No balanço feito, a ANPC refere ainda que o exercício, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), mobilizou 145.107 entidades públicas, empresas e associações, 512.659 escolas e 87.169 particulares.

A iniciativa ‘A Terra Treme’ teve este ano a sua 6.ª edição, tendo coincidido com o Dia Internacional de Sensibilização para os Tsunamis. Durante 1 minuto, todos, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que se encontrassem naquele momento, deviam executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar. 

Ano após ano, refere a ANPC, o exercício tem registado um número crescente de participantes, “o que demonstra o interesse das pessoas em conhecerem e adotarem as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção adequados para enfrentarem um eventual acontecimento sísmico”,

A Proteção Civil destaca que, sabendo que os sismos são fenómenos naturais imprevisíveis, porém inevitáveis, tem apostado, ano após ano, em promover o treino destes três gestos de autoproteção bem como o conhecimento do que fazer antes, durante e depois de um sismo. Iniciativas que têm como objetivo central tornar a população portuguesa “mais bem preparada e capacitada” para reagir quando for mesmo verdade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório