Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

UMinho recolhe brinquedos para crianças com necessidades especiais

A Universidade do Minho (UMinho) lançou a 11ª edição da campanha anual de Recolha de Brinquedos "OFERECE e faz uma criança feliz!" para angariar prendas para crianças carenciadas e com necessidades especiais, anunciou hoje aquela instituição.

UMinho recolhe brinquedos para crianças com necessidades especiais
Notícias ao Minuto

17:17 - 06/11/18 por Lusa

País Notícias

Em comunicado, os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) explicam que a campanha dura até dia 10 de dezembro e que este ano estende-se a outras instituições, "aumentando os pontos de recolha e potenciando o seu alcance".

Segundo o texto, "a Campanha de Recolha de Brinquedos na UMinho tem já uma longa tradição", tendo sido iniciada em 2008 e é agora organizada pelos SASUM. em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), com o apoio do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho e o SalusLive - Centro Terapêutico.

A ação solidária "tem como objetivo sensibilizar para a doação de um brinquedo que já não precise ou para a oferta de brinquedos novos, para que todos possam participar e ajudar a levar a magia do Natal, não só a crianças carenciadas, mas também a crianças com necessidades especiais, que de outra forma não terão a alegria de receber um brinquedo nesta quadra tão especial".

De salientar que "este será o quarto ano consecutivo em que irá contribuir com brinquedos eletrónicos que serão adaptados para crianças com necessidades especiais", adaptação que será feita por alunos da UMInho.

Para isso, o Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho vai dedicar uma semana à adaptação de brinquedos eletrónicos, para que possam ser usados por crianças com necessidades especiais.

Entre os dias 10 e 15 de dezembro, alunos e docentes vão pôr "mãos à obra" para conseguir adaptar o máximo de brinquedos, que serão posteriormente entregues a instituições que trabalham com crianças com necessidades especiais.

"Apesar da adaptação ser diferente em cada brinquedo, do grau de complexidade ser maior ou menor, do tempo despendido poder variar de poucos minutos a algumas horas, estes factos não demovem os alunos e docentes", referem os SASUM, que salientam assim o "espírito de voluntariado" dos alunos participantes.

"A entrega e a dedicação a esta causa são totais e toda a ação é acompanhada de um espírito natalício de muita partilha e alegria", lê-se.

Os restantes brinquedos recolhidos (não eletrónicos) serão entregues a instituições minhotas que trabalham com crianças carenciadas.

Os brinquedos podem ser entregues em vários locais, sendo que em Braga a recolha decorrerá no Complexo Desportivo de Gualtar, no Bar CP2, no Snack Bar Congregados (centro da cidade), nas Residências Universitárias (Santa Tecla e Lloyd Braga), na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e no Agrupamento de Escolas Sá de Miranda.

Em Guimarães, a recolha terá lugar no Complexo Desportivo de Azurém, no Bar Engenharia I, no Bar Centro de Ciência Viva (Campus de Couros), nas Residências Universitárias (Azurém e Combatentes), na Sociedade Martins Sarmento, no Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e na Escola Secundária de Caldas das Taipas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório