Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Miguel Ribau concorre em eleições dos EUA para honrar conselho da avó

O lusodescendente Miguel Silva Ribau, nascido nos Estados Unidos da América há 18 anos, vai hoje a eleições para o Comité Escolar em South River, no Estado de Nova Jérsia, em honra à avó, imigrante portuguesa.

Miguel Ribau concorre em eleições dos EUA para honrar conselho da avó
Notícias ao Minuto

06:18 - 06/11/18 por Lusa

País Portugueses

O jovem ambiciona ser, no futuro, senador dos EUA pelo Estado de Nova Jérsia e estuda Ciências Políticas na Universidade Rutgers, em New Brunswick, para seguir uma profissão na política.

O amor pela comunidade onde nasceu e pela avó, que morreu no ano passado, fizeram-no acreditar que este é o momento certo para assumir um cargo na função pública.

As eleições intercalares nos Estados Unidos que hoje se realizam, a meio do mandato presidencial, não discutem só a maioria política no Congresso federal, constituído por 435 deputados da Câmara dos Representantes e 100 senadores.

Os estados, divididos em distritos eleitorais de igual número de habitantes, realizam também eleições locais e definem novos funcionários na administração pública em cargos estaduais.

Miguel Silva Ribau, estudante, fez campanha para ocupar um dos três lugares do 'Board of Education' de South River, o Comité Escolar que define a regulamentação do ensino público, dividido em departamentos de atletismo, tecnologia, alimentação, necessidades educativas especiais, equipamentos e programas de talentos.

Em declarações escritas em inglês à agência Lusa, o candidato disse que quer fazer serviço público para honrar um conselho que a avó lhe deu antes de morrer: "Miguel, nunca esqueças de onde vens".

O conselho da avó, antiga funcionária de uma fábrica de lenços, também significou para Miguel Silva Ribau que não pode esquecer as origens e cultura portuguesas.

"Têm sido parte integral da minha vida e nunca vou esquecer que sou português", afirmou o luso-americano.

O jovem nasceu nos EUA filho de um imigrante português e de uma luso-americana, ambos de famílias provenientes do distrito de Aveiro (Gafanha da Boa Hora e Gafanha da Nazaré).

Se é na história da família que vai buscar referências portuguesas, também é no seio familiar que o adolescente se inspira para ser um verdadeiro cidadão americano.

"A minha família é a personificação do que um americano é: trabalhadores, boas pessoas, que têm respeito pelos outros e que querem ajudar a sua própria comunidade", declarou o estudante à Lusa.

Durante o ensino secundário, Miguel Ribau representou os interesses dos estudantes, através de várias palestras e debates que organizou com a comunidade estudantil e a autoridade de segurança de South River, pondo em destaque a segurança e proteção dos jovens.

"Considero a minha idade uma vantagem. Vou trabalhar, incansavelmente, para ver que as minhas ideias são implementadas", escreveu o candidato numa carta enviada à comunidade a que a Lusa teve acesso.

A sua campanha centra-se, também, na expansão do currículo escolar, para que "as famílias continuem a considerar South River como um local onde se querem estabelecer e onde querem investir".

Miguel Silva Ribau quer aceder a um dos três lugares do Comité Escolar de South River, que são cobiçados por outros quatro candidatos.

Para isso, o jovem apostou na comunicação nas redes sociais e nas conversas porta-a-porta, com a ajuda de voluntários amigos, para se dar a conhecer e pedir o voto dos concidadãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório