Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Domingo de chuva (e neve) abre alas a semana invernosa

Prevê-se para este domingo queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Domingo de chuva (e neve) abre alas a semana invernosa
Notícias ao Minuto

11:50 - 04/11/18 por Melissa Lopes

País IPMA

O verão já lá vai e o outono veste-se mais de inverno do que si próprio. Sinais do tempo. O arranque no mês de novembro, o mês do São Martinho, trouxe o que final de outubro nos deixou: frio, tempo cinzento e chuva. E assim continuará, pelo menos, até ao final da semana que agora começa.

Para este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, que pode ser por vezes forte nas regiões do norte e centro, e vento no litoral oeste e terras altas.

Detalhadamente, o céu apresenta-se este domingo “geralmente muito nublado”, com períodos de chuva a partir do início da manhã no Minho e Douro Litoral, estendendo-se às restantes regiões, sendo por vezes forte a partir do meio da tarde nas regiões norte e centro, passando gradualmente a regime de aguaceiros”, informa o IPMA.

Existe ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada na região norte a partir da tarde e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 1200/1400 metros no final do dia.

O vento sopra fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se a partir do meio da manhã, moderado a forte (30 a 40 km/h) com rajadas até 65 km/h no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Carvoeiro, e forte (35 a 50 km/h) com rajadas até 75 km/h nas terras altas, rodando para o quadrante oeste a partir do final da tarde.

O domingo fica ainda marcado por uma descida da temperatura máxima no interior, em especial das regiões norte e centro.

Para amanhã, segunda-feira, o IPMA prevê um cenário idêntico ao do dia de hoje. Períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado nas regiões norte e centro até final da manhã, e  aguaceiros, em especial até meio da tarde e nas regiões norte e centro, que serão de neve acima de 1000/1200 metros.

Há também a possibilidade de trovoada, mais uma vez nas regiões norte e centro, até final da manhã. Registar-se-á ainda uma pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão rondar, amanhã, entre os 10ºC, em Lisboa, os 11ºC em Faro, os 7ºC em Beja, os 9ºC, no Porto, os 5ºC em Bragança e os 8ºC em Braga, e poderão descer no decorrer da semana. 

Para acompanhar as atualizações das previsões meteorológicas, consulte o site do IPMA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório