Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

PJ desmantelou grupo que traficava pessoas para exploração laboral

A operação LUSAR, foi realizada em conjunto com a Guardia Civil, e resultou na detenção de cinco suspeitos, todos de nacionalidade portuguesa.

PJ desmantelou grupo que traficava pessoas para exploração laboral
Notícias ao Minuto

17:24 - 02/11/18 por Notícias Ao Minuto

País Operação

A Polícia Judiciária conseguiu desmantelar um grupo criminoso que traficava pessoas com a finalidade de exploração laboral, crimes que aconteceram nos últimos anos. Num comunicado enviado às redações, a PJ revela que a operação denominada LUSAR foi realizada em conjunto com a Guardia Civil no passado dia 16 de outubro.

No seguimento desta operação foram detidas cinco pessoas, todas de nacionalidade portuguesa. Uma foi detida em Portugal e quatro em Espanha. Também foram realizadas diversas buscas domiciliárias e não domiciliárias nas zonas de Sabugal, Santa Comba Dão, Covilhã e Belmonte, em Portugal, e na zona de Segóvia, em Espanha.

Foram ainda apreendidas duas caçadeiras, munições e documentos relacionados com os crimes praticados.

Esta organização criminosa atuava principalmente na região Centro e aliciava as vítimas para “atrativos trabalhos agrícolas em território espanhol”. A maioria das vítimas eram consideradas pessoas “especialmente vulneráveis”, devido à sua condição social e psicológica. Tratavam-se de pessoas sem familiares, sem trabalho e com comportamentos aditivos. Eram transportadas para o local de trabalho em Espanha, “onde não tinham descanso adequado, não recebiam qualquer remuneração, sendo ainda sujeitos a uma alimentação e condições desumanas, ali permanecendo à mercê daquela organização criminosa, que recebia elevados proventos pelos trabalhos das vítimas”.

O suspeito detido em Portugal já foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão domiciliária com pulseira eletrónica. Quanto aos quatro suspeitos detidos em território espanhol, aguardam extradição para Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório