Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Governo estuda formas de recuperar acreditação do laboratório antidopagem

O Governo decide até 14 de novembro a forma como vai agir contra a perda das credenciais do Laboratório de Análise de Dopagem (LAD) português, equacionando a possibilidade de litigar ou iniciar um processo de recuperação da acreditação.

Governo estuda formas de recuperar acreditação do laboratório antidopagem
Notícias ao Minuto

13:06 - 02/11/18 por Lusa

País LAD

"Achamos que temos condições para litigar, mas, por outro lado, tendo em conta o trabalho que já foi feito, achamos que podemos iniciar um processo de reacreditação", disse hoje à agência Lusa o secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

João Paulo Rebelo explicou que o Governo considera que a revogação da acreditação, anunciada em 25 de outubro pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) "não fez justiça ao trabalho que foi feito nos últimos anos".

"Sabemos que o LAD foi suspenso por três razões que, entretanto, foram resolvidas. Ou seja, entendemos que esses motivos foram ultrapassados, por isso fica um sabor amargo de injustiça, em relação a esta decisão", afirmou João Paulo Rebelo.

O governante admitiu à Lusa que o importante agora é perceber qual a melhor forma de recuperar a acreditação, suspensa desde 2016 e agora retirada.

"Estamos a ponderar se litigamos, se pedimos a reacreditação, ou se fazemos os dois processos em simultâneo", disse, admitindo: "Litigar por um lado e fazer o pedido de reacreditação por outro pode não ser a melhor das políticas".

O LAD de Lisboa foi suspenso em 15 de abril de 2016 por um período de seis meses, tendo essa suspensão sido mais tarde ampliada para um ano.

Findo esse prazo, e depois de ter considerado que as irregularidades detetadas se mantinham, a AMA decidiu dar início aos procedimentos para a revogação da acreditação, formalizada no final do mês passado.

O secretário de Estado fez o ponto da situação do LAD português à margem da inauguração da nova sede da Federação Portuguesa de Judo, em Odivelas.

Em relação ao evento, João Paulo Rebelo destacou a tradição da ligação entre o município de Odivelas e o judo, onde agora ficará sedeada a federação da modalidade, bem como a "importância dos municípios no desenvolvimento do desporto para todos".

Odivelas é, juntamente com Penafiel e Anadia, candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2020, e recebe hoje a vista da comissão de avaliação da Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório