Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Há pessoas que estão a ter dificuldade em refazer a vida"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quinta-feira estar preocupado com as dificuldades que muitas das vítimas, sobretudo agricultores, dos incêndios de outubro de 2016, têm tido em refazer as suas vidas.

"Há pessoas que estão a ter dificuldade em refazer a vida"
Notícias ao Minuto

22:45 - 01/11/18 por Lusa

Política Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa cumpriu esta quinta-feira a promessa de visitar a casa de António Pimenta que ficou destruída pelos incêndios que em agosto de 2016 atingiram o Funchal.

"Tenho muito orgulho porque o que ele fez nestes dois anos [António Pimenta] é extraordinário, começou a subir, fez das tripas coração, refez a casa [de três andares] 25 anos depois de a ter feito uma primeira vez e eu prometi que vinha e cá estou para lhe dar um abraço e lhe agradecer", disse o chefe de Estado.

Para Marcelo Rebelo de Sousa "é, de facto, um exemplo como felizmente por todo o país há muitos de pessoas que refizeram a vidas a partir de quase nada", lamentando, contudo, que "infelizmente nem todas as pessoas puderam ter esta alegria".

O Presidente da República reconheceu que os processos de recuperação dos incêndios, no continente, têm tido diferentes velocidades, manifestando suas preocupações com os que atingiram a zona centro em 2017.

"No continente houve problemas mais complicados, dos agricultores que, apesar dos apoios, estão a ter muita dificuldade em refazer a vida e, isso, é uma coisa que me preocupa", disse à comunicação social antes de "partir" para o cabrito, que foi a ementa prometida por António Pimenta.

Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo Representante da República, juiz-conselheiro Ireneu Barreto, pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e pelo presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes, visitou as diversas áreas da casa agora recuperada.

António Pimenta, de 66 anos de idade e carpinteiro de profissão, vive no número 86 da Travessa da Terça, nas zonas altas da freguesia de São Roque na cidade do Funchal.

De 8 para 9 de agosto de 2016, a sua casa e carpintaria, um labor de 51 anos, ficaram destruídas numa noite pelo fogo, alimentado por ventos fortes, que assolou o Funchal.

"Fiquei sem casa e sem oficina porque tudo o fogo levou", conta.

Na visita que então o Presidente da República fez aos locais sinistrados entre os quais a sua casa destruída, António Pimenta segredou-lhe que "tudo iria ser erguido de novo" e prometeu que quando tudo estivesse pronto o convidaria para uma "cabritada".

A promessa foi hoje cumprida, com cabrito e espetada, numa mesa que sentou o Presidente da República e todos os amigos que ajudaram António Pimenta no seu infortúnio.

António Pimenta vive na sua nova casa desde setembro de 2017 com a sua mulher, filho, nora e o neto mas na próxima semana - conta - acolherá mais uma criança [mais um neto] porque a nora está grávida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório