Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ministra da Cultura lamenta morte de Helena Ramos e elogia o seu percurso

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamentou hoje a morte da jornalista e apresentadora Helena Ramos, cujo percurso profissional "acompanha parte da história da RTP" e é também "sinónimo da oferta diversificada da televisão pública".

Ministra da Cultura lamenta morte de Helena Ramos e elogia o seu percurso
Notícias ao Minuto

17:38 - 01/11/18 por Lusa

País Óbito

"Jornalista e apresentadora, desde que iniciou a sua carreira como locutora de continuidade, a sua presença nos ecrãs e a sua voz representavam a proximidade ao espetador, própria de um serviço público", refere a ministra em comunicado, salientando a carreira de quarenta anos "permanentemente ligada aos canais públicos".

Helena Ramos apresentou diversos talk shows e "emprestou o seu rosto" a alguns dos mais emblemáticos programas da RTP, como as Marchas Populares ou o Natal dos Hospitais, refere ainda a Graça Fonseca, lembrando que o público português, dentro e fora de Portugal, "perde assim um rosto e uma voz familiares e uma presença no ecrã que simbolizava toda uma história dos canais públicos de televisão".

Mais recentemente, o seu trabalho destacou-se na programação da RTP Memória, tendo feito parte da comissão instaladora deste canal que "procura preservar e dar a conhecer a história de décadas de dedicação ao serviço público de televisão, missão que a carreira de Helena Ramos tão bem representa", salientou a governante.

Helena Ramos emprestou também a sua voz a diversos documentários, tendo participado na seleção de muitos deles para a grelha da RTP 2.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório