Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Condenado a prisão por esventrar cadela grávida e matar as crias

Antigo enfermeiro na guerra colonial foi condenado a 16 meses de prisão efetiva.

Condenado a prisão por esventrar cadela grávida e matar as crias

Um antigo enfermeiro na guerra colonial foi condenado, esta quarta-feira, a 16 meses de prisão efetiva, por quatro crimes de maus tratos agravados a animais de companhia.

De acordo com a SIC, o homem fez uma cesariana “a sangue frio” a uma cadela, que estava grávida e em trabalho de parto, para retirar três crias, provocando a morte aos quatro animais.

O crime aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2016, na Venda do Alcaide, no concelho de Palmela, Setúbal.

A decisão, tomada por um juiz do Tribunal de Setúbal já é considerada histórica, uma vez que se trata da primeira pena de prisão efetiva aplicada por crimes praticados contra animais de companhia, desde que a lei entrou em vigor, em 2014.

O Público falou entretanto com o sexagenário que cometeu o crime e que não esteve presente na sua condenação, porque se encontra “em parte incerta”.

O homem garantiu ao jornal que não tinha condições para levar a cadela ao veterinário e revelou que vai recorrer da sentença.

“Eu posso ter uma deficiência mental, há que considerar as coisas”, disse ainda, garantindo que gostava da cadela e que ela era “muito afável e meiga”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório