Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Joaquim Brigas eleito presidente do Instituto Politécnico da Guarda

O professor Joaquim Brigas, docente na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), foi hoje eleito presidente desta instituição, num ato eleitoral que contou com a participação de mais dois candidatos.

Joaquim Brigas eleito presidente do Instituto Politécnico da Guarda
Notícias ao Minuto

16:59 - 31/10/18 por Lusa

País Ensino Superior

O colégio eleitoral, constituído por professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade, deu a vitória, à segunda volta, a Joaquim Brigas, que arrecadou 17 votos, enquanto o segundo candidato mais votado, Gonçalo Poeta Fernandes, atual vice-presidente do IPG, obteve 14 votos.

Na primeira volta, Joaquim Brigas obteve 16 votos, Gonçalo Poeta Fernandes 12 e Pedro Rodrigues, o terceiro candidato, professor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG, arrecadou três votos.

Após conhecidos os resultados, Joaquim Brigas, disse aos jornalistas que no mandato de quatro anos vai procurar trabalhar para "tentar inverter a tendência" que a instituição tem tido nos últimos anos em relação ao número de alunos que, em sua opinião, "não é o desejável".

"Gostava que o Politécnico da Guarda fosse uma referência a nível nacional. Em algumas áreas, podemos sê-lo perfeitamente e tudo faremos para isso", declarou.

Para o presidente eleito, "há uma coisa que terá de ser considerada e implementada, que é o Politécnico da Guarda estar ao serviço de toda a região, não apenas da Guarda, concelho, mas de todo o distrito da Guarda".

"E, para além disso, através das novas e modernas tecnologias, fazer aquilo que outras instituições já fazem, que é o ensino à distância e temos também pessoas, naturalmente, capazes de fazerem um bom trabalho nessa área", disse.

Joaquim Brigas tem 58 anos e concorreu à presidência do IPG pela terceira vez, tendo já sido diretor da Escola Superior de Educação (atual Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto) entre 1998 e 2009.

"Espero ter a capacidade e o discernimento para conduzir, digamos assim, este barco e inverter esta tendência. Porque aquilo que temos neste momento não é nada fácil e há muito, muito trabalho pela frente", concluiu.

O presidente eleito do IPG, que sucede no cargo a Constantino Rei, vaticina que no desempenho das funções irá "precisar de trabalhar com muitos parceiros".

O IPG tem quatro escolas superiores - de Educação, Comunicação e Desporto, Tecnologia e Gestão, Saúde e de Turismo e Hotelaria (Seia).

O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, disse também aos jornalistas que o novo presidente está de parabéns e como teve oportunidade de dizer anteriormente eram três bons candidatos.

"O novo presidente contará, como qualquer um deles contaria, com o apoio e com toda a colaboração da Câmara Municipal", disse.

Álvaro Amaro agradeceu também o trabalho realizado pelo presidente cessante, Constantino Rei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório