Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Comboios da CP circulam lotados. "Nem dá para sentar no chão"

Uma reportagem da TVI denunciou, esta segunda-feira, a forma como os passageiros da CP – Comboios de Portugal são transportados todos os dias entre Tomar e Lisboa.

Comboios da CP circulam lotados. "Nem dá para sentar no chão"
Notícias ao Minuto

23:22 - 29/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Reportagem

Rita vive em Ferreira do Zêzere, mas trabalha em Lisboa. Faz mais de 300 quilómetros todos os dias e paga, mensalmente, 235 euros pelo passe da CP. No entanto, o que Rita também faz é várias reclamações junto da operadora ferroviária, mas as respostas, essas, teimam em não chegar.

Rita é apenas uma das centenas de passageiros que, diariamente, são transportados pelo comboio regional da CP que faz a ligação entre Tomar e Lisboa em condições que "lembram um país do terceiro mundo".

À TVI, outro utente disse que nestas carruagens se circula como “sardinhas em lata” e quem “nem sequer dá para sentar no chão”, porque o número de pessoas por carruagem ultrapassa o limite legal.

Esta situação acontece, explicam os utentes, porque o comboio circula apenas com três carruagens na hora de ponta.

Quanto aos revisores, os próprios admitiram ao jornalista da TVI o “caos” que se vive nestes comboios, o que os leva a nem saírem da “cabine do maquinista”, pois não têm condições para executar o seu trabalho.

Condições de segurança, dizem, também falta, pois se houver um acidente a probabilidade de existirem feridos é extremamente alta, tendo em conta o número de passageiros que viaja de pé.

De acordo com os dados da TVI, a CP tem 50 comboios regionais, mas apenas 14 estão operacionais, sendo que existe o sério risco de, até ao final do ano, 40 composições ficarem paradas porque não há trabalhadores para levar a cabo as reparações, nem materiais para as mesmas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório