Um jovem de 22 anos foi detido, no sábado, depois de ter burlado mais uma vítima num parque de estacionamento de uma grande superfície comercial na cidade de Leiria.
O Notícias ao Minuto sabe que o suspeito é descrito como “bem-falante”, característica que usava para convencer as pessoas que abordava.
O esquema baseava-se numa alegada oferta de um produto em que os visados apenas teriam de pagar o valor do IVA, algo que o suspeito justificava dizendo que ele próprio tinha que pagar o valor do imposto ao Estado.
De referir que estes produtos podiam ser perfumes, televisões, conjuntos de facas de cozinha, entre outros.
Face a esta conversa, muitas foram as pessoas que se deixaram burlar. O jovem acompanhava-as ao multibanco mais próximo para que as vítimas levantassem o dinheiro necessário e depois dava-lhes produtos com um valor muito abaixo do IVA pago por elas.
O Notícias ao Minuto sabe que, por vezes, os burlados recebiam caixas vazias ou com outros produtos, totalmente diferentes, no seu interior.
O suspeito acabou por ser detido em flagrante no sábado, tendo-lhe sido apreendidos vários produtos que supostamente vendia ao preço do IVA, bem como uma viatura ligeira de passageiros, 425 euros em dinheiro – dos quais 400 haviam sido levantados momentos antes por uma vítima de burla – e ainda cinco doses de haxixe.