Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Jovem bem-falante enganava pessoas com o seu 'negócio da China'

O suspeito foi detido na senda de uma investigação levada a cabo pela Divisão de Investigação Criminal da PSP de Leiria.

Jovem bem-falante enganava pessoas com o seu 'negócio da China'
Notícias ao Minuto

17:41 - 29/10/18 por Patrícia Martins Carvalho e Filipa Matias Pereira

País Leiria

Um jovem de 22 anos foi detido, no sábado, depois de ter burlado mais uma vítima num parque de estacionamento de uma grande superfície comercial na cidade de Leiria.

O Notícias ao Minuto sabe que o suspeito é descrito como “bem-falante”, característica que usava para convencer as pessoas que abordava.

O esquema baseava-se numa alegada oferta de um produto em que os visados apenas teriam de pagar o valor do IVA, algo que o suspeito justificava dizendo que ele próprio tinha que pagar o valor do imposto ao Estado.

De referir que estes produtos podiam ser perfumes, televisões, conjuntos de facas de cozinha, entre outros.

Face a esta conversa, muitas foram as pessoas que se deixaram burlar. O jovem acompanhava-as ao multibanco mais próximo para que as vítimas levantassem o dinheiro necessário e depois dava-lhes produtos com um valor muito abaixo do IVA pago por elas.

O Notícias ao Minuto sabe que, por vezes, os burlados recebiam caixas vazias ou com outros produtos, totalmente diferentes, no seu interior.

O suspeito acabou por ser detido em flagrante no sábado, tendo-lhe sido apreendidos vários produtos que supostamente vendia ao preço do IVA, bem como uma viatura ligeira de passageiros, 425 euros em dinheiro – dos quais 400 haviam sido levantados momentos antes por uma vítima de burla – e ainda cinco doses de haxixe.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório