Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Concessão da Carris e Metro de Lisboa avança em 2013

As concessões da Carris e do Metro de Lisboa só devem avançar para o próximo ano. O secretário de Estado dos Transportes garantiu que esse processo só vai começar depois de terminada a fusão das duas empresas.

Concessão da Carris e Metro de Lisboa avança em 2013
Notícias ao Minuto

19:17 - 18/09/12 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Transportes públicos

As concessões da Carris e do Metro de Lisboa só avançam quando estiver concluído o processo de fusão operacional das duas empresas públicas, garantiu o secretário de Estado dos Transportes, prevendo que o processo decorra em 2013. "Estamos a fazer a integração operacional. Nesta fase, estamos a verificar das equipas o que é possível integrar operacionalmente", afirmou Sérgio Monteiro, à margem do 140º aniversário da Carris. Em declarações aos jornalistas, o governante explicou que "importa unificar antes de pensar na concessão", de forma a "capturar o máximo possível para o Estado".

O governante com a pasta dos Transportes disse que "ainda não há nenhuma definição sobre o modelo de concessão das empresas", referindo a intenção de que "o serviço seja prestado pelos privados com um custo mais reduzido do que hoje é pedido para a prestação [do serviço] ". "O modelo de concessão será conhecido no momento. Não quero especular sobre nenhum cenário", declarou.

No aniversário da Carris, o presidente da Transportes de Lisboa (Metro e Carris), José Silva Rodrigues, disse que a Carris está preparada para o processo de integração com o Metro de Lisboa e também para a concessão a privados, realçando que a "cultura privada faz parte do ADN da empresa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório