Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Falha no radar do Aeroporto de Lisboa já está resolvida

Aviões não aterraram nem levantaram do Aeroporto Humberto Delgado.

Falha no radar do Aeroporto de Lisboa já está resolvida
Notícias ao Minuto

21:40 - 28/10/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Aviação

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, esteve parado, durante cerca de uma hora, devido a uma falha no radar.

Os voos foram desviados por não poderem aterrar no aeroporto, sendo que a avaria afetou também os passageiros que pretendiam sair de Lisboa.

Numa nota enviada à agência Lusa, a NAV - Navegação de Portugal fez saber que existiu uma "falha de radar total desde as 19h40 às 20h08" e que "todo o tráfego que estava dentro da Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa" foi desviado para outros aeroportos.

De acordo com a mesma nota, às 20:46 o sistema foi recuperado, pese embora a previsão fosse a de que o problema apenas fosse resolvido pelas 23h00. 

A informação foi confirmada na conta de Twitter da Airlive que destacou a rapidez da resolução do problema.

Fonte da NAV adiantou ainda à Lusa que "o tráfego começou a descolar e a aterrar" a partir das 20:46, sendo agora "natural" que leve umas horas a estabilizar, devido ao fluxo de aviões.

A mesma fonte explicou que os voos que divergiram vão ter que regressar a Lisboa, mas que essa é uma decisão das companhias aéreas sobre a altura em o vão fazer.

Contudo, a NAV admite que "até ao final da noite" esteja tudo estabilizado e, para isso, vai permitir mais voos no espaço aéreo de Lisboa.

A avaria está a "ser alvo de uma avaliação técnica", segundo a NAV.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório