Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

GNR apreende 450 quilos de amêijoa-japónica e 820 quilos de ostras

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu no sábado 450 quilos de amêijoa-japónica e 820 quilos de ostras portuguesas, com o valor presumível de 13.400 euros, nos concelhos de Lisboa e Alcácer do Sal.

GNR apreende 450 quilos de amêijoa-japónica e 820 quilos de ostras
Notícias ao Minuto

12:26 - 27/10/18 por Lusa

País Autoridade

De acordo com um comunicado hoje divulgado, "os militares detetaram amêijoa-japónica em situação irregular, em virtude da mesma não estar a ser acompanhada, durante o transporte, dos respetivos documentos de registo, o que não permite saber a sua proveniência".

A deteção foi feita "no âmbito de ações de fiscalização de atividades relacionadas com a captura e comércio ilegal de bivalves e proteção das espécies e segurança alimentar", acrescenta a UCC.

As ostras portuguesas foram apreendidas porque "a sua apanha e comercialização está ainda interdita no canal de Alcácer, por conter metais altamente tóxicos para a saúde humana, nomeadamente cádmio".

Desta ação resultou ainda a identificação de 13 indivíduos e no levantamento de 16 autos de notícia por contraordenação, acrescenta-se no comunicado, que dá ainda conta de que "os bivalves por se encontrarem vivos foram devolvidos ao seu habitat natural".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório