Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Atenção, temperatura vai descer mas risco de incêndio agrava-se

Autoridade Nacional de Proteção Civil avisa a população para o aumento do risco de incêndio, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, a partir de amanhã, dia 27.

Atenção, temperatura vai descer mas risco de incêndio agrava-se
Notícias ao Minuto

15:46 - 26/10/18 por Melissa Lopes

País Aviso

Tem sido dito, e repetido, que a temperatura vai descer até 10 ºC a partir de sábado, dia 27. Apesar destas previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para a existência de condições favoráveis à propagação de incêndios rurais.

Através de um aviso à população, a ANPC refere que paralelamente à descida acentuada da temperatura a partir de sábado, está prevista uma intensificação do vento de quadrante Norte (<55km/h) no litoral Oeste e nas terras altas das regiões Centro e Sul, com rajadas que podem atingir 85 a 90 km/h com uma diminuição da intensidade do vento a partir da tarde de domingo, mantendo a possibilidade de rajadas até 70 Km/h nas terras altas, até segunda-feira.

Além do vento, a humidade relativa do ar andará na ordem de 30% nas regiões do interior, em especial no sábado e domingo.

Este cenário meteorológico (de tempo seco e vento) irá traduzir-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e segunda-feira, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, com níveis elevado a muito elevado, avisa a Proteção Civil. 

A autoridade aproveita para relembrar que para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível elevado, não é permitida a realização de queimadas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório