Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Concurso de fotografia da Quercus visa estimular conservação da natureza

A Quercus apresentou, em Vila Real, a quinta edição do concurso nacional de fotografia que visa promover a conservação da natureza, atribui 4.000 euros em prémios e decorre até 31 de dezembro.

Concurso de fotografia da Quercus visa estimular conservação da natureza
Notícias ao Minuto

11:34 - 26/10/18 por Lusa

País Notícias

"É um concurso que pretende, através das objetivas, das lentes, ajudar na preservação da natureza e partilhar a maravilha que é a nossa biodiversidade, a fauna, flora e a vida marinha", afirmou hoje o presidente do júri, Nuno Silva.

A iniciativa está a aberta a todos e podem ser submetidas "fotografias tiradas do telemóvel até à máquina mais profissional".

"É um concurso dos oito aos 80. Temos de garantir é que a fotografia é da natureza e passe a mensagem de que temos que continuar a preservar aquilo que é nosso", salientou o presidente do júri.

O concurso nacional de fotografia "Quercus BMW i" divide-se em quatro categorias: Fauna, Flora, Vida Marinha e a Instagram BMW i.

O concurso para as primeiras três categorias já está a aberto e, para a quarta, as fotografias podem ser submetidas a partir de 14 de novembro.

Nuno Silva referiu que a categoria Instagram foi lançada no ano passado e recebeu, na primeira edição, mais de 1.000 fotografias, revelando-se "um sucesso".

O responsável destacou ainda a categoria Vida Marinha que, segundo explicou, representa "a vontade da Quercus em chamar a atenção para a importância da água e de manter os mares e rios limpos".

A submissão das fotografias ao concurso pode ser feita até 31 de dezembro, sendo que os vencedores vão ser revelados em fevereiro.

Nuno Silva disse ainda acreditar que esta iniciativa "está, de facto, a contribuir para uma maior consciencialização para a conversação da natureza e a preservação do ambiente".

"As pessoas têm mais cuidado em mandar-nos mensagens através das fotografias", referiu.

Na avaliação das fotografias são tidos em conta "critérios técnicos", mas também "a mensagem que o autor quer transmitir".

No total, vão ser atribuídos mais de 4.000 euros em prémios para os vencedores das diferentes categorias e ainda uma bicicleta elétrica como prémio do concurso Instagram.

Nas quatro edições já realizadas o concurso recebeu mais de 10.000 fotografias e atribuiu cerca de 20.000 euros em prémios.

Nuno Silva é natural de Vila Real e é um fotógrafo da natureza, com uma especial paixão pelas aves.

Por esta região foi construindo abrigos onde passa longas horas. Um dos seus lugares especiais fica na Ínsua, na confluência entre os rios Corgo e Cabril.

"É um lugar mágico, não só pelas imagens que conseguimos captar, não só pela vasta fauna e flora que tem, mas também pela fuga que proporciona à vida agitada que é o dia a dia", referiu.

Este é um dos espaços preferidos do guarda-rios (ave) e também de lontras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório