Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Um homossexual não deve trabalhar com jovens rapazes, defende professor

Professor catedrático de Direito da Universidade de Lisboa defende, numa das suas obras, que homossexuais não devem trabalhar com jovens rapazes e que uma mulher recém casada não pode ser contratada como modelo.

Um homossexual não deve trabalhar com jovens rapazes, defende professor
Notícias ao Minuto

11:08 - 26/10/18 por Notícias Ao Minuto

País Direitos

António Menezes Cordeiro, professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, defende numa obra sua que “a vida íntima de uma pessoa” pode, a qualquer momento, ser conhecida e, assim sendo, pode prejudicar a imagem de uma empresa.

Até aqui tudo certo. A polémica surge por causa dos exemplos dados na obra, e que o site ‘Coisas do Género’ denuncia, nomeadamente a ideia de que um homossexual não deve trabalhar com jovens, e a ideia de que uma mulher recém-casada não pode ser contratada como modelo.

Abaixo, pode ler o excerto em causa, que consta do manual universitário Direito do Trabalho I: 

(…) "A vida íntima de uma pessoa pode, em qualquer momento, ser conhecida; e sendo-o, pode prejudicar a imagem de uma empresa. Assim, como exemplos: Para quem pretenda lidar com valores, melhor será que não tenha cadastro e que não esteja insolvente; um homossexual não será a pessoa indicada para vigilante noturno num internato de jovens rapazes; uma recém-casada não pode ser contratada como modelo; um alcoólico fica mal num bar, o mesmo sucedendo com um tuberculoso numa pastelaria ou com um esquizofrénico num infantário. Não vale a pena fazer apelos ao politicamente correto, nem crucificar os estudiosos que se limitem a relatar o dia-a-dia das sociedades: o Direito vive com factos e não com ideologias.”

Ao jornal Público, o professor explicou que os exemplos dados “são comuns em qualquer obra” sobre direito de trabalho em “vários países”. Recusou que o seu livro tenha “qualquer conteúdo sexista" e defendeu ainda que se discute apenas “a adequação do perfil à função”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório