A hora muda este domingo e tudo indica que vai continuar a mudar duas vezes por ano em Portugal. Pelo menos foi essa a decisão tomada pelo Governo e já transmitida à União Europeia (UE) ao longo das últimas semanas.
Ao Notícias ao Minuto, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas confirmou que o Executivo já comunicou à UE que discorda da proposta da Comissão Europeia de abolir a mudança horária, conforme avançou o jornal Público, e que isso aconteceu durante “um processo continuo, feito ao longo de várias conversas e negociações” e não de “um momento único e formal”.
A decisão da tutela portuguesa foi tomada com base no relatório feito, recentemente, pelo diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho. De acordo com o mesmo, Portugal já passou pelo mesmo e não gostou e isso voltaria a acontecer.
A medida implicaria um amanhecer tardio, que, em alguns meses, chegaria a acontecer apenas às 9h00 o que pode vir a ser prejudicial, principalmente, para as crianças e para os jovens.
Os restantes países da União Europeia têm agora até abril para se pronunciar sobre a proposta da Comissão Europeia. Se a decisão for abolir a mudança da hora, a medida terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeia e pelo Conselho Europeu.
Recorde-se que a hora muda este domingo. Quando forem 2h00, atrase o seu relógio 60 minutos, passando assim para a 1h00.