Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Azeredo ouvido? MP "fará todas as diligências que considerar necessárias"

Ministério Público confirma "disponibilidade e interesse" do ex-ministro Azeredo Lopes em ser ouvido no caso Tancos.

Azeredo ouvido? MP "fará todas as diligências que considerar necessárias"
Notícias ao Minuto

15:52 - 25/10/18 por Melissa Lopes

País PGR

A Procuradoria Geral da República confirma ao Notícias ao Minuto que o ex-ministro da Defesa “Azeredo Lopes manifestou junto do Departamento Central de Investigação de Acção Penal (DCIAP) a disponibilidade e o interesse em ser ouvido no âmbito do processo” que investiga o aparecimento das armas roubadas de Tancos.

Questionada hoje pelo Notícias ao Minuto sobre se o antigo ministro iria ser ouvido, como noticiou o DN, o Ministério Público disse que "o DCIAP não tem, neste momento, qualquer diligência agendada no âmbito da designada ‘Operação Húbris’"

Perante o interesse transmitido por Azeredo Lopes, a PGR sublinha que o Ministério Público “no âmbito de qualquer inquérito e das suas competências, fará todas as diligências que considerar necessárias à descoberta da verdade”. 

Os jornais Público e Correio da Manhã escrevem esta quinta-feira que o tenente-general Martins Pereira, ex-chefe de gabinete do anterior ministro da Defesa, disse ontem no interrogatório judicial ter informado Azeredo Lopes sobre o memorando da Polícia Judiciária Militar, que descreve uma operação de recuperação do material militar furtado em Tancos.

Na carta enviada ao primeiro-ministro, António Costa, no dia em que apresentou a demissão, a 12 de outubro, Azeredo Lopes voltou a desmentir categoricamente que tenha tido conhecimento "direto ou indireto, sobre uma operação em que o encobrimento se terá destinado a proteger o, ou um dos autores do furto".

Já no passado dia 4, em Bruxelas, Azeredo Lopes afirmou que ser "totalmente falso" que tenha tido conhecimento de qualquer encobrimento neste processo. "Não tive conhecimento de qualquer facto que me permitisse acreditar que terá havido um qualquer encobrimento na descoberta do material militar de Tancos", declarou Azeredo Lopes, em Bruxelas.

No dia 4, e numa declaração à Lusa, o general Martins Pereira admitiu que recebeu em novembro o coronel Luís Vieira (ex-diretor da PJM) e o major Brazão, mas frisou que nunca "descortinou" qualquer "indicação de encobrimento de eventuais culpados do furto de Tancos".

Nessa declaração, Martins Pereira, que foi quarta-feira ouvido pelo juiz de instrução na qualidade de testemunha, não se referiu a qualquer documento da PJM.

O furto de material de guerra dos paióis de Tancos foi divulgado pelo Exército no dia 29 de junho de 2017. A 18 de outubro a PJM anunciou que recuperou o material furtado, sabendo-se depois que faltavam munições e que foi encontrada uma caixa a mais.

Em setembro passado, uma investigação do Ministério Público à recuperação do material furtado, designada Operação Húbris, levou à detenção para interrogatório de militares da PJM e da GNR e de um civil.

Na mesma altura, foi noticiado que a PJM terá montado uma operação de encenação da recuperação do material furtado, que dela terão dado conhecimento ao chefe de gabinete do então ministro da Defesa. Dias depois da demissão de Azeredo Lopes, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, também se demitiu, tendo sido substituído pelo general Nunes da Fonseca.

O inquérito tem nove arguidos constituídos e está em segredo de justiça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório