Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Cordão humano de sindicatos da IP exige concretização do acordo coletivo

As organizações de trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) voltaram hoje, em Lisboa, a exigir que a administração da empresa e o Governo concretizem o acordo coletivo de trabalho e cheguem a acordo sobre um regulamento de carreiras.

Cordão humano de sindicatos da IP exige concretização do acordo coletivo
Notícias ao Minuto

14:05 - 25/10/18 por Lusa

País Carreira

"Este cordão humano [a ação hoje desenvolvida] é mais uma manifestação de indignação dos trabalhadores e ativistas sindicais. Entendemos que o acordo coletivo de trabalho está em curso, mas devido à intransigência e à fuga permanente às matérias centrais do acordo de empresa, por parte do Governo e da administração [da IP], encontra-se neste momento bloqueado", disse hoje o dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF/FECTRANS), Mário Gomes.

O cordão humano realizou-se entre o Ministério do Planeamento e Infraestruturas, onde os trabalhadores e sindicalistas se concentraram inicialmente, e a Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, onde foram entregues, respetivamente, dois documentos a exigir a concretização do acordo em curso.

Mário Gomes disse aos jornalistas que os trabalhadores querem é que "o acordo seja concretizado", pelo que mantêm a greve marcada para 31 de outubro.

E prosseguiu: "Em bom rigor, no dia 08 de maio assinámos um acordo coletivo de trabalho que seria concluído até ao final do ano. Mas, o que temos vindo a assistir é à uma fuga sistemática das matérias centrais deste acordo, incluindo nas mesmas o regulamento de carreiras destas empresas, porque é um acordo que abrange os trabalhadores da IP e das suas participadas - a IP Engenharia, IP Telecom e a IP Património".

Na IP e nas suas participadas, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) quer que, ao nível do acordo, sejam harmonizadas as relações de trabalho e que sejam também esbatidas as assimetrias hoje existentes neste universo de 3.690 trabalhadores.

"Mas, em bom rigor, a administração e o Governo 'têm fugido' a ter uma posição claramente definida" em relação ao regulamento de carreiras e sobre as matérias centrais do acordo coletivo de trabalho, posição que a FECTRANS lamenta.

Sobre as cláusulas pecuniárias, Mário Gomes considerou que os valores apresentados são "manifestamente insuficientes".

Numa reunião efetuada a 15 outubro, em Lisboa, as organizações de trabalhadores da IP anunciaram que iram realizar hoje um cordão humano e manter a greve já anunciada para 31 de outubro.

A federação tinha anunciado a realização a 15 de outubro de uma reunião dos sindicatos para analisar "a organização da greve de dia 31 de outubro e outras ações" para "intensificar a luta em defesa da negociação de um acordo coletivo de trabalho e um regulamento de carreiras".

O tribunal arbitral tinha decidido que a greve inicialmente marcada para 12 de outubro não iria ter serviços mínimos, além dos obrigatórios por lei.

Em 08 de outubro, a CP alertava para as "fortes perturbações" na circulação de comboios devido ao protesto dos trabalhadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório