Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Madeira com 62 novos casos de violência doméstica no primeiro semestre

As autoridades madeirenses registaram 62 novos casos de violência doméstica no primeiro semestre deste ano, sendo que, em 2017, foi assinalado um total de 162, indicou hoje a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais.

Madeira com 62 novos casos de violência doméstica no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

13:52 - 25/10/18 por Lusa

País 2018

"Aparentemente há um ligeiro decréscimo, no entanto, o ano não está fechado", advertiu Rita Andrade, na sessão de abertura do 40.º Conselho Consultivo dos Gestores Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que decorre no Funchal.

A governante esclareceu, por outro lado, que cerca de 50% dos novos casos deste ano estão associados ao consumo de álcool e estupefacientes, situação que, em termos gerais, constitui o principal motivo da violência doméstica.

"É um flagelo que persiste no todo nacional e a região não é exceção", disse, adiantando que está em curso o Plano Regional de Combate à Violência Doméstica 2015-2019, que envolve 16 entidades e passa pela execução de 46 medidas de prevenção e apoio, das quais 70% já foram cumpridas.

Rita Andrade sublinhou que o trabalho do executivo nesta área visa reduzir os números da violência doméstica, contando também com o apoio da população, pois "as pessoas estão cada vez mais atentas e denunciam mais".

"Por outro lado, estamos a fazer um trabalho a montante, sobretudo nas escolas, junto dos jovens", realçou.

O Conselho Consultivo dos Gestores Associação Portuguesa de Apoio à Vítima tem como objetivo promover a atualização de conhecimentos, procedimentos e a formação dos colaboradores que gerem os Gabinetes de Apoio à Vítima, o Sistema Integrado de Apoio à Distância e a Rede Nacional de Casas de Abrigo.

Neste organismo participam também representantes do Centro de Acolhimento e Proteção de Tráfico de Seres Humanos, da Rede de Apoio Especializado a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Sexual (Rede CARE), da Rede de Apoio a Familiares e Amigos/as de Vítimas de Homicídio e da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório