Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Encontrada na praia de Santa Cruz embalagem de batatas fritas com 26 anos

Validade da embalagem data de 10 de maio de 1992.

Encontrada na praia de Santa Cruz embalagem de batatas fritas com 26 anos
Notícias ao Minuto

11:14 - 25/10/18 por Melissa Lopes

País Ambiente

Não é novidade nenhuma que o Planeta está ‘inundado’ de plásticos e outros materiais que demoram mais do que uma vida humana a degradar-se. O mundo despertou, agora, para o problema, e corre atrás do prejuízo.

Mas e há 26 anos? Falava-se de ambiente, de plásticos e ecopontos? Talvez, mas não como hoje. Esta quarta-feira, foi encontrado um pacote de batatas fritas na praia de Santa Cruz, cuja data de validade é de 10 de maio de 1992.

Ora, feitas as contas, a embalagem, ainda em bom estado de conservação, conta já com 26 anos. Resistiu, e bem, à passagem do tempo, ao calor e ao frio, quase como se nada fosse.

A fotografia da embalagem foi partilhada pela página Torres Vedras Antiga que, com alguma regularidade, reporta situações de lixo que ali dá à costa.

E a propósito, sabe quanto tempo demora cada material a decompor-se? Uma garrafa de água, por exemplo, precisa de 100 anos. 

Para combater este flagelo do plástico, uma das maiores ameaças ao ambiente, o Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira, dia 24, uma proposta que prevê, entre outras medidas, a proibição da venda de produtos de plástico de utilização única na União Europeia (UE) a partir de 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório