Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Costa diz que "qualquer ameaça de censura é motivo de preocupação"

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que "qualquer ameaça de censura é, obviamente, motivo de preocupação", desvalorizando, contudo, a polémica em torno da demissão do diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas.

Costa diz que "qualquer ameaça de censura é motivo de preocupação"
Notícias ao Minuto

22:44 - 24/10/18 por Lusa

País Serralves

"Qualquer ameaça de censura, seja numa televisão, seja numa rádio, seja num museu, obviamente para qualquer democrata é motivo de preocupação, mas essa é uma polémica que eu creio que está devidamente esclarecida", sustentou, no Porto, António Costa.

O chefe do Governo disse ver com naturalidade a polémica entre o conselho de administração da Fundação Serralves e João Ribas, que se demitiu em 20 de setembro após a inauguração da mostra "Robert Mapplethorpe: Pictures", considerando que "faz parte da atividade cultural e da vida cultural haver polémica.

A polémica é, em si própria, "é um ato de cultura", acrescentou.

Fotografias de nus, flores, retratos de artistas como Patti Smith ou Iggy Pop, e imagens de cariz sexual compõem a primeira exposição em Portugal do fotógrafo norte-americano, tendo sido reservada uma das salas de Serralves com obras consideradas mais sensíveis para visitantes maiores de 18 anos.

Na sequência da definição de zonas reservadas na exposição e de o seu universo ter sido reduzido de 179 para 159 obras, o diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves demitiu-se por entender que não tinha condições para prosseguir o trabalho.

No dia 16 de outubro, aos deputados da comissão parlamentar de Cultura, a presidente do conselho de administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, reiterou que não houve censura, salientando que todas as decisões foram tomadas de acordo com o curador da mostra.

No mesmo dia, João Ribas esclareceu que só se demitiu após a inauguração da exposição de Mapplethorpe por considerar prioritário abrir a mostra ao público.

A decisão foi a de "fazer este trabalho e depois tomar a posição de apresentar a demissão", contornando a ingerência neste processo, explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório