Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Marcada leitura do acórdão do caso da segurança social do Areeiro

A leitura do acórdão do processo crime que envolve funcionários da Segurança Social de Lisboa e que tem como arguidos 13 pessoas e uma empresa está marcada para hoje.

Marcada leitura do acórdão do caso da segurança social do Areeiro
Notícias ao Minuto

06:22 - 22/10/18 por Lusa

País Justiça

Em causa estão os crimes de manipulação do sistema informático da Segurança Social, para anulação de dívidas de empresas, aumentos virtuais dos valores de pensões de reforma e atribuição fraudulenta de subsídios de desemprego, mediante recebimento de dinheiro.

Nas alegações finais, o Ministério Público pediu a condenação a prisão efetiva dos principais arguidos do processo, o ex-coordenador do serviço de atendimento do Areeiro do Centro Distrital de Lisboa da Segurança Social, António Botelho, e o ex-diretor do núcleo de gestão do cliente do centro distrital de Lisboa do Instituto de Segurança Social, Luís Mimoso Cerqueira.

António Botelho está acusado de 28 crimes de corrupção passiva e quatro crimes de falsificação de documentos, alguns dos quais em coautoria com outros arguidos.

Por sua vez, Luis Mimoso Cerqueira está acusado de nove crimes de corrupção passiva e três de falsificação de documento.

Entre os arguidos, está também o advogado Cláudio Pisco, acusado de seis crimes de corrupção passiva, em coautoria com António Botelho e Luís Cerqueira, dois de branqueamento de capitais, dois de detenção de arma proibida e três de falsificação de documentos.

No processo estão ainda acusados vários empresários e técnicos oficiais de contas de crimes de corrupção ativa e crimes de falsificação de documentos, além da sociedade S.Trading SA, que responde por dois crimes de branqueamento de capitais. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório