Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Já tomou posse o novo Chefe de Estado-Maior do Exército

Já tomou posse o novo Chefe de Estado-Maior do Exército, o general José Nunes da Fonseca, que sucede no cargo a Rovisco Duarte. Cerimónia de tomada de posse foi simbólica e sem discursos.

Já tomou posse o novo Chefe de Estado-Maior do Exército
Notícias ao Minuto

19:14 - 19/10/18 por Melissa Lopes

País Cerimónia

O Governo deu a conhecer o nome do novo Chefe do Estado-Maior do Exército esta sexta-feira, tendo o Presidente da República aceitado a escolha do general José Nunes da Fonseca. António Costa, acabado de regressar de Bruxelas, esteve presente na tomada de posse, no Palácio de Belém. 

José Nunes da Fonseca que chega ao cargo de Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) oriundo da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O general Nunes da Fonseca chega assim ao cargo  após o pedido de demissão de Rovisco Duarte.

Recorde-se que o setor do Exército tem vivido momentos difíceis no último ano. Tudo começou com o roubo de armas de guerra do paiól de Tancos que, meses depois, foram recuperadas. Porém, a investigação da Polícia Judiciária apurou que a devolução havia sido uma encenação e que o diretor e o porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM) estavam a par.

A situação complicou-se quando o major Vasco Brazão (ex-porta-voz da PJM) disse em tribunal que havia informado o chefe de gabinete do à data ministro da Defesa, Azeredo Lopes, de tudo o que se passava e que este havia telefonado ao ministro a dar conta do sucedido.

Rovisco Duarte pediu a demissão do cargo esta quarta-feira, dois depois de o novo ministro da Defesa Nacional, Gomes Cravinho, ter tomado posse. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório