Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Leslie: Situação "muito grave" na Docapesca e porto da Figueira da Foz

A ministra do Mar classificou hoje de "muito grave" a situação nos portos de pesca e comercial da Figueira da Foz, após a tempestade Leslie, estimando prejuízos entre quatro e cinco milhões de euros na área marítima.

Leslie: Situação "muito grave" na Docapesca e porto da Figueira da Foz
Notícias ao Minuto

17:58 - 17/10/18 por Lusa

País Ana Paula Vitorino

"Nós temos uma situação muito grave na Docapesca, mas também no porto comercial e, para além disso, quer àquilo que diz respeito à indústria do pescado, quer às aquaculturas que tiveram graves problemas, e às pescas", disse hoje aos jornalistas Ana Paula Vitorino.

À margem de uma visita ao porto de pesca da Figueira da Foz, onde verificou os prejuízos nas infraestruturas e empresas ali existentes, a governante argumentou que a situação não incide só sobre os danos provocados pela própria tempestade: "Também tudo aquilo que vai ser não poder laborar durante algum tempo, que também são custos, não são custos de reconstrução, mas são custos imputados a este processo".

Ana Paula Vitorino estimou os prejuízos na área da economia do mar na Figueira da Foz entre os quatro e os cinco milhões de euros, avisando que essa estimativa "ainda não é muito rigorosa" e que o cenário é de "grande complexidade".

Para fazer face a esse montante de prejuízos, a ministra diz que as empresas públicas afetadas, nomeadamente a Docapesca e a administração portuária, possuem "algum financiamento", estando o Governo a analisar a possibilidade de existirem apoios recorrendo a financiamento europeu do programa Mar2020.

A ministra lembrou ainda que uma decisão sobre os apoios para a reconstrução após a tempestade Leslie será tomada na quinta-feira pelo Governo em Conselho de Ministros.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados, 57 dos quais no distrito de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório