Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Açores testam dispositivo inovador para recolha de lixo marinho

Comunidade piscatória de Rabo de Peixe envolvida na ação.

Açores testam dispositivo inovador para recolha de lixo marinho
Notícias ao Minuto

11:33 - 17/10/18 por Natacha Nunes Costa

País Ambiente

O Governo dos Açores, em parceria com a Fundação Waste Free Oceans e a Associação Sete Mares dos Açores testaram, pela primeira vez, no porto de pesca de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, uma tecnologia inovadora para a recolha de lixo do mar.

A iniciativa contou com a ajuda da comunidade piscatória local. Duas embarcações de pescadores de Rabo de Peixe transportaram o dispositivo, semelhante a uma rede de arrasto que recolhe o lixo à superfície, para mar.

O plástico recolhido vai agora, segundo o diretor regional das Pescas, ser transformado em pequenas “células” e, posteriormente, reciclado em peças de mobiliário.

Num comunicado partilhado na página do Governo regional, Luís Rodrigues, disse ainda que esta iniciativa, intitulada ‘Clean Up The Azores’, “coloca a região na vanguarda da preocupação” com o lixo marinho.

Os ensaios com esta tecnologia, desenvolvida pela Waste Free Oceans, vão prolongar-se até dezembro, estando prevista a realização de 10 testes.

Posteriormente, depois de se analisar os resultados destes testes, a iniciativa poderá ser replicada noutros portos de pesca e noutras ilhas do arquipélago. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório