Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Cão fica parcialmente cego após passeio em Viseu

A denúncia, em jeito também de aviso, é feita nas redes sociais pelo dono do animal que sublinha que os produtos químicos são perigosos, não só para os animais, como também para as crianças.

Cão fica parcialmente cego após passeio em Viseu
Notícias ao Minuto

08:35 - 17/10/18 por Patrícia Martins Carvalho com Natacha Nunes Costa

País Polémica

Boris é um shar-pei de apenas dois anos que ficou parcialmente cego depois de ter sido levado a passear pelo dono, como acontece diariamente.

O caso remonta ao final do mês passado, mas só agora se tornou público.

Lufeng Ye levou Boris a passear pela manhã junto ao "cemitério da rotunda Carlos Lopes", em Viseu. O passeio decorreu normalmente, sem sobressaltos, nem nada que pudesse antever o que estava para acontecer.

Numa publicação feita no Facebook, Lufeng Ye refere que “a meio da tarde” começou a reparar que Boris piscava demasiado os olhos, uma situação que se agravou, pois “à noite já tinha os olhos inchados e na manhã seguinte encontrava-se com os olhos completamente brancos”, tal como se vê na imagem.

Lufeng Ye levou então o canídeo ao veterinário onde, após “vários testes e análises”, se concluiu que “houve uma reação aguda tóxica derivada de algum químico”.

Em menos de 24 horas o meu companheiro de quatro patas ficou cego de ambos os olhos (temporariamente espero eu), mas existe a forte possibilidade de ser permanente

A substância química exata os exames não conseguiram apurar, mas várias pessoas residentes em Viseu têm vindo a acusar a autarquia de utilizar glifosato nas ervas da cidade, algo que é ilegal uma vez que está proibida a utilização deste composto químico.

O dono de Boris questiona “por que não há mais avisos a informarem da existência de químicos nas zonas verdes de Viseu?”

“Dado o perigo acham que uma folha A4 meia escondida num raio de centenas de metros seria o suficiente?”, questiona.

A TVI conseguiu entrar em contacto com a autarquia que assegurou que “não efetua aplicação de quaisquer produtos fitofarmacêuticos em espaços verdes”, explicando que o que usou foi o herbicida ‘Roundup Ultra Max’.

No entanto, na mesma resposta, a câmara de Viseu admitiu que “na zona de Marzovelos foi aplicado, por uma empresa autorizada a aplicar produtos fitofarmacêuticos em espaços públicos (Vibeiras), o herbicida Sereno na madrugada do dia 19 de setembro entre as 00h00 e as 07h00”, poucos dias antes de Boris ficar cego.

Ao Notícias ao Minuto, Lufeng Ye diz que Boris já recuperou parte da visão, mas que durante duas semanas esteve completamente cego.

"A cegueira foi reversível. O Boris esteve cego durante cerca de duas semanas, mas neste momento está a recuperar bem. Embora nunca vá ficar a 100%, já fico contente por ele não ter ficado cego", firma a dono do cão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório