Meteorologia

  • 23 OUTUBRO 2018
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 17º

Edição

"Tempestade está a entrar entre Figueira da Foz e Aveiro"

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez um balanço sobre a progressão do furacão Leslie, indicando que se dirige para Norte do país. Em Lisboa situação está mais calma, mas continua a existir perigo nas zonas costeiras.

"Tempestade está a entrar entre Figueira da Foz e Aveiro"

"A tempestade está em entrar em terra aproximadamente entre Figueira da Foz e Aveiro", afirmou uma responsável do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no último balanço sobre o progressão do furacão Leslie em Portugal. "Estas são as zonas que, neste momento, serão mais críticas", acrescentou.

O IPMA explica que se deverão verificar nestas zonas “mais vento e maior intensidade de rajada, a atingir os 120 a 130 quilómetros por hora ou até mais, podendo existir alguns fenómenos meteorológicos associados à tempestade”.

"A última informação da trajetória indica que avançará pelo distrito de Coimbra, Viseu, pelo norte de Aveiro, Porto, Vila Real e deverá sair pela parte norte de Bragança", indicou a autoridade meteorológica, explicando que entre as 4h e as 6h da manhã a tempestade deverá abandonar o país.

Em Lisboa, sublinha o IPMA, "a situação mais crítica já deverá ter passado", não sendo aconselhável, ainda assim, a aproximação das zonas costeiras.

Mais de 100 árvores derrubadas

De acordo com um balanço feito à agência Lusa, cerca das 22:30, o comando da Proteção Civil informou que foram registadas, até cerca das 22:15, 247 ocorrências, sendo que, destas, 120 são relativas a quedas de árvores.

"Os distritos mais afetados são Setúbal, Lisboa e Leiria, mas esperamos agora que a partir deste momento passe a afetar Coimbra e Aveiro", afirmou o comandante de serviço da Proteção Civil.

--

Se conseguiu captar, em segurança, imagens ou vídeos da forma como a tempestade está a afetar a sua localidade e quiser partilhar pode enviar para: [email protected]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório