Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2018
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 22º

Edição

Furacão Leslie: A partir das 18h, em Lisboa, evitar "zonas junto ao rio"

Depressão pós-tropical vai este sábado chegar a Portugal e entrará pela cidade de Lisboa. Autoridades aconselham preparação e precaução, evitando a zona ribeirinha depois das 18h da tarde.

Furacão Leslie: A partir das 18h, em Lisboa, evitar "zonas junto ao rio"

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa esteve esta manhã de sábado reunido com as juntas de freguesia da cidade, assim como com as demais autoridades competentes para delinear um plano de ação, em consequência da passagem por território continental do furacão Leslie, cuja entrada será na zona de Lisboa.

Embora este sábado tenha amanhecido com tempo ameno e soalheiro na zona de Lisboa, é esperada uma drástica alteração da meteorologia a partir das 18h da tarde, motivo pelo qual Fernando Medina e o Tenente Coronel Carlos Morgado, da Proteção Civil municipal, fizeram uma conferência de imprensa de alerta à população.

O presidente da Câmara destacou o “agravamento da situação meteorológica decorrente do furacão Leslie” e alertou para “um sentimento de prevenção por parte da população da cidade de Lisboa, ponto de entrada no território português”.

Fernando Medina destacou, ainda, que está a ser levada a cabo “uma ação continuada e reforçada” relativamente “à limpeza das sarjetas e dos sumidouros para prevenir (…) fenómenos de cheias que pudessem acontecer com a precipitação”.

Carlos Morgado acrescentou que o fenómeno meteorológico está “a poucas horas de entrar no continente” e que será “muito focalizado na área de Lisboa”. “Aconselhamos todos os munícipes e visitantes da cidade de Lisboa a tomar precauções”, pediu.

“Estamos preocupados com o vento, com a agitação marítima e, naturalmente, com a precipitação. A partir das 18h da tarde todos os visitantes, todos os munícipes, não devem frequentar a zona baixa, junto ao rio. Mantenham-se no interior das residências”, alertou.

É deixado também um pedido para que, nas próprias moradias, ter atenção a obras em execução ou vasos e outros objetos que estejam soltos, para que sejam tomadas medidas de segurança.

Por seu turno, o comandante do Regimento de Sapadores Bombeiros, Pedro Patrício, apelou a que as pessoas utilizem o número 112 para emergências e o 808 215 215 para situações menos urgentes.

O período crítico acontecerá entre as 23:00 de sábado e as 4:00 de domingo, sendo a recomendação geral não sair de casa e evitar completamente o trânsito em zonas costeiras, conforme já havia indicado a Proteção Civil.

O furacão Leslie, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está em processo de transição para a uma depressão pós-tropical, mas esse facto não alterará a velocidade dos seus ventos, cujas rajadas podem ser superiores a 130 quilómetros por hora.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), recorde-se, colocou 13 distritos sob aviso vermelho por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, consequência da passagem por território continental do furacão Leslie. Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu e Guarda e Santarém são os distritos sob aviso vermelho.

--

Se conseguiu captar, em segurança, imagens ou vídeos da forma como a tempestade está a afetar a sua localidade e quiser partilhar pode enviar para: [email protected]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório