Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

SEF tem marcações agendadas para atender imigrantes até março de 2019

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) reconhece uma procura crescente nos serviços de agendamento online e chamadas telefónicas para os estrangeiros tratarem de vistos ou autorizações de residência, existindo atualmente marcações para atendimento até março de 2019.

SEF tem marcações agendadas para atender imigrantes até março de 2019
Notícias ao Minuto

16:25 - 12/10/18 por Lusa

País SEF

O novo portal do SEF, lançado em junho, permite aos estrangeiros residentes em Portugal marcarem online uma deslocação a um balcão de atendimento em qualquer ponto do país.

Para aceder a este sistema de agendamento online é necessário um registo e só é possível para os estrangeiros com visto, autorização de residência e cartão de residência.

Para os novos imigrantes e assuntos relacionados com reagrupamento familiar, o SEF dispõe de um atendimento telefónico que permite marcar agendamentos e informações.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o SEF adianta que desde junho, quando entrou em funcionamento o novo portal, foram realizados 28 mil agendamentos online para prorrogações de permanência para titulares de visto e renovação de títulos de residência.

No total, e no mesmo período, o SEF realizou 107 mil agendamentos, estando aqui incluídos os agendados através do novo portal e do serviço telefónico para concessões de autorização de residências e reagrupamento familiar.

“A plataforma é nova e representou uma mudança na interação entre o utilizador e o serviço, mediante um registo no portal, pelo que o SEF tem prestado todo o apoio necessário aos utilizadores, através de atendimento telefónico e email, para resolver eventuais constrangimentos aquando do registo no portal”, refere aquele serviço de segurança.

Sobre o atendimento telefónico para agendamentos e informações, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras admite “a existência de um grande afluxo de chamadas”.

Segundo o SEF, entre janeiro e setembro foram atendidas cerca de 184 mil chamadas telefónicas e foram respondidos mais de 48 mil pedidos de informação via correio eletrónico.

O SEF sustenta que tem registado “um número crescente de agendamentos”, sublinhando que a descentralização dos atendimentos possibilita uma deslocalização dos cidadãos para outras áreas geográficas do país, embora Lisboa e Porto sejam as áreas com registo de maior afluxo.

“No entanto, atualmente o SEF possibilita o atendimento para qualquer assunto, em qualquer zona do país, existindo disponibilidade para atendimento para determinados tipos de processos, a nível nacional, para o dia seguinte ou para as próximas semanas, sendo que o calendário de agendamentos já dispõe de vagas para atendimento para o primeiro trimestre de 2019”, frisa.

À Lusa, este serviço de segurança refere ainda que “a disponibilização de vagas a nível nacional veio alterar o comportamento do utilizador que aderiu à deslocação ao balcão do SEF para atendimento, independentemente da sua localização geográfica”.

Este procedimento “está atualmente consolidado pela entrada em vigor do novo decreto regulamentar da lei de estrangeiros, a 01 de outubro, e que prevê procedimentos mais simples e ágeis, entre os quais a possibilidade do pedido de concessão e renovação de autorização de residência possa ser apresentado em qualquer direção ou delegação regional do SEF, que após instrução e decisão, o pode remeter para a direção ou delegação regional do SEF da área de residência do requerente”, concluiu.

Em 2017 residiam em Portugal 421.711 estrangeiros, tendo o número de imigrantes aumentado e 2017 pelo segundo ano consecutivo e ultrapassado os 400 mil, valor que já não se registava desde 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório