Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Maria Flor Pedroso nomeada diretora de informação da RTP

O Conselho de Administração da RTP anunciou hoje que nomeou a jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de diretora de informação da RTP, substituindo Paulo Dentinho.

Maria Flor Pedroso nomeada diretora de informação da RTP
Notícias ao Minuto

15:10 - 12/10/18 por Lusa

País Notícias

"O diretor de informação da RTP colocou o seu lugar à disposição do Conselho de Administração" e o órgão liderado por Gonçalo Reis "decidiu aceitar a disponibilidade e substituir Paulo Dentinho como diretor de informação da RTP", refere a empresa em comunicado.

"O Conselho de Administração da RTP decidiu nomear a jornalista Maria Flor Pedroso para o cargo de Diretora de Informação de Televisão da RTP, tendo iniciado o processo formal de recolha de pareceres junto da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social] e do Conselho de Redação da RTP", conclui.

De acordo com a imprensa, na quarta-feira, Paulo Dentinho colocou o seu lugar à disposição após ter publicado, na semana anterior, dois textos sobre violações na sua página pessoal na rede social Facebook, interpretados como uma alusão às acusações de Kathryn Mayorga sobre Cristiano Ronaldo.

Na primeira publicação, o jornalista criticava os “homens que violam mulheres”, enquanto na segunda afirmava existirem “violadas de primeira, violadas de segunda categoria, violadas de terceira categoria, etc.” dependendo do “estatuto delas, mas, sobretudo, do estatuto deles”.

Apesar de não citar nomes, Paulo Dentinho utilizou a expressão “herói nacional”, tendo sido a mesma associada ao jogador Cristiano Ronaldo.

Os textos acabaram por ser apagados pelo então diretor de informação da estação pública, após o avolumar de criticas contra a posição partilhada e as expressões empregues.

Em declarações ao Observador, na altura, o responsável garantiu que eliminou as publicações por reconhecer que utilizou “linguagem excessiva”.

Após tomar conhecimento do texto, uma das assessoras de imprensa da Gestifute, empresa que representa Cristiano Ronaldo, questionou, numa publicação no Facebook, a credibilidade do jornalista e da RTP.

“Porque ser diretor de informação da RTP não é o mesmo que ser diretor do jornal da paróquia. Porque ser jornalista da RTP exige responsabilidade, ética, seriedade e isenção […]. Pobre RTP que sempre nos habituara a outra qualidade, elevação, responsabilidade e, sim, isenção”, disse Manuela Brandão.

Em resposta ao mesmo jornal, Paulo Dentinho explicou, à data, que estava a preparar um programa sobre o movimento #MeToo, quando leu mais detalhadamente sobre o caso que envolve Ronaldo e Kathryn Mayorga.

“Não era nada contra o Ronaldo. Era sobre a necessidade de proteger as mulheres”, sublinhou.

Na terça-feira, o Conselho de Redação da RTP emitiu um comunicado em que lamentava a linguagem utilizada pelo jornalista, contando que, quando questionou Paulo Dentinho sobre o tema, este se recusou a responder a perguntas, afirmando apenas que “há indícios que sustentam suspeitas de um possível 'complot'” contra si por parte de elementos da RTP e da página de notícias sobre televisão (Vox Pop TV) que escreveu sobre o assunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório