Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Madeira: Autoridades recomendam que embarcações permaneçam nos portos

A Marinha e as autoridades marítimas alertaram hoje para o agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeira, recomendando que as embarcações regressem e permaneçam nos portos de abrigo.

Madeira: Autoridades recomendam que embarcações permaneçam nos portos
Notícias ao Minuto

13:51 - 12/10/18 por Lusa

País Mau tempo

A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de mau tempo devido às previsões adversas de vento e ondulação nos mares da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.

O aviso está em vigor até às 06:00 de sábado, com a intensidade do vento a agravar-se, sendo de 51 a 62 quilómetros/hora, de qualquer direção.

A visibilidade vai ser boa a moderada, refere a mesma informação.

Quanto à ondulação, na costa norte as ondas poderão atingir os 3,5 metros e os 2,5 metros na parte sul da ilha a partir do final do dia.

“Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo”, aconselha a autoridade portuária da Madeira.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional também alertaram a população para “as prováveis consequências da previsão de agravamento do estado” do tempo no mar nas ilhas da Madeira e Porto Santo a partir da madrugada do próximo sábado.

“Este alerta é dirigido a toda a comunidade marítima que se encontra no mar” e a “toda a população que frequenta as zonas costeiras ao logo de toda a faixa litoral do arquipélago”, indica o mesmo documento.

Também menciona que as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para a ocorrência de “vento muito forte, inicialmente de su-sudoeste, e rodando para oeste e noroeste, com velocidade que pode atingir os 100 quilómetros”.

No que concerne à agitação, acrescentam que também será forte dos quadrantes de sudoeste/oeste, rodando para norte/noroeste no final do período, podendo atingir uma “altura significativa” de cerca de seis metros e “máxima” de oito metros em toda a faixa litoral das duas ilhas.

Neste documento, as autoridades realçam que esta situação vai ter uma “especial incidência durante o fim de semana”, sendo de esperar uma melhoria durante o dia de segunda-feira.

Devido ao mau tempo, as autoridades desaconselham os passeios junto ao litoral e a atividade da pesca lúdica junto às arribas.

Ainda recomendam a adoção de medidas de reforço da amarração das embarcações atracadas e o regresso imediato da comunidade piscatória que se encontre em atividade aos portos de abrigo.

De acordo com o IPMA, o furacão Leslie tem uma probabilidade elevada de se fazer sentir na Madeira a partir de sábado, com vento forte, precipitação e trovoada.

“O IPMA informa que às 21:00 [de quinta-feira] o centro do furacão Leslie localizava-se a 1.868 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha da Madeira. O furacão está a deslocar-se para este-nordeste a 35 quilómetros por hora”, refere o IPMA.

Segundo o documento, é muito provável (probabilidade de 70 a 90%) que as ilhas da Madeira e Porto Santo venham a sofrer os efeitos do furacão, a partir das 09:00 de sábado.

“Nestas condições prevê-se, a partir da tarde de sábado, vento forte do quadrante sul com rajadas até 90 quilómetros por hora, sendo que, nas regiões montanhosas, o vento será forte a muito forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora”, salienta.

O IPMA refere ainda que está previsto o aumento da agitação marítima, bem como precipitação forte, acompanhada de trovoada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório