Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

IPMA está 'de olho' na Leslie. Probabilidade de chegar cá é muito baixa

A probabilidade de a tempestade Leslie atingir o território continental e ilhas portugueses é inferior a 10%.

IPMA está 'de olho' na Leslie. Probabilidade de chegar cá é muito baixa
Notícias ao Minuto

11:42 - 11/10/18 por Melissa Lopes

País Mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acompanha a evolução da tempestade tropical Leslie e conclui que a probabilidade de esta atingir o território continental, arquipélagos da Madeira e Açores é “muito baixa”.

Através de um comunicado difundido esta quinta-feira, o IPMA traça um ponto de situação sobre a tempestade tropical Leslie que “tem vindo a afetar o estado do tempo numa zona a cerca de 1.500/2.000 km a oeste/sudoeste dos Açores”.

A tempestade, detalha o instituto, “tem estado quase estacionária desde o dia 23 de setembro”, altura em que foi efetuado o primeiro comunicado pelo National Hurricane Center (NHC), entidade responsável pela monitorização de ciclones tropicais no Atlântico, tendo já sido atribuídas diversas classificações por este mesmo centro neste período (tempestade sub-tropical, tempestade extra-tropical/pós-tropical, depressão tropical, tempestade tropical e furacão).

O IPMA salienta que o NHC divulga apenas previsões da trajetória de ciclones tropicais para um máximo de cinco dias, visto que não é possível prever com uma certeza aceitável a localização e a intensidade destes sistemas para prazos de previsão superiores.

E de acordo com a última previsão, feita na tarde do dia 9, terça-feira, a tempestade tropical Leslie deverá manter-se quase estacionária a sudoeste dos Açores até ao fim quarta-feira, deslocando-se depois para nordeste passando na região entre os Açores e a Madeira.

Notícias ao MinutoTempestade Leslie© IPMA

Segundo o IPMA, as previsões dos diversos modelos numéricos para cinco dias ou mais, apresentam soluções bastante distintas para o posicionamento do centro da depressão. 

"Em particular, para domingo, algumas previsões sugerem que deverá dirigir-se para o Norte de África, enquanto outras sugerem o rápido deslocamento para nordeste, passando a noroeste da Península Ibérica, havendo ainda uma possibilidade significativa de se movimentar para sudoeste", lê-se. 

A previsão mais recente do modelo determinista do ECMWF prevê um cenário no qual a depressão passa a norte da Madeira durante o dia 13, sábado e atinge a costa de Marrocos ao fim do dia 14, domingo. Este modelo, acrescentam o instituto meteorológico, "indica que a probabilidade de a tempestade tropical Leslie atingir o território nacional (Continente, Açores e Madeira) é inferior a 10%, o que corresponde a um cenário com uma probabilidade muito baixa".

Ou seja, tal como o Notícias ao Minuto já havia esclarecido, não há motivos para entrar em pânico. Apesar disso, o IPMA assegura que continuará a acompanhar a evolução da tempestade e atualizará os seus comunicados, previsões e avisos meteorológicos, perante a evolução das previsões e tendo em consideração a probabilidade de ocorrência de cada cenário.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório