Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Aluno do Instituto Politécnico de Castelo Branco cria harpa laser

Um aluno do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) criou uma harpa laser que vai ser integrada num projeto empresarial a desenvolver no Centro de Empresas Inovadoras (CEI), foi hoje anunciado.

Aluno do Instituto Politécnico de Castelo Branco cria harpa laser
Notícias ao Minuto

12:24 - 10/10/18 por Lusa

País Projeto

"Este projeto permitiu-me elaborar um dispositivo que pudesse representar competências, temáticas e conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem na Escola Superior de Tecnologia (EST), bem como ser articulado e complementado com os meus conhecimentos e experiência no meio musical", explica Miguel Fernandes, aluno de Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da EST.

Interrompendo um ou mais feixes óticos da harpa laser, um músico pode produzir sons.

O dispositivo desenvolvido é um controlador MIDI laser que, por si só, não produz som, sendo necessário ligá-lo a dispositivos geradores de som, compatíveis com o protocolo MIDI, tais como sintetizadores 'hardware', 'samplers', ou ainda 'plugins' num computador.

A harpa laser permite polifonia desde que o equipamento a ela ligado seja um equipamento polifónico e ainda capaz de selecionar escalas diferentes.

Graças a uma fita de LED incorporada na estrutura, permite também associar uma cor a uma escala musical ou a um conjunto de notas.

Atualmente em fase de protótipo, a harpa vai ser progressivamente melhorada e integrada num projeto empresarial a desenvolver no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco (CEI).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório