Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Marcelo participa em Fórum Internacional da Juventude no Egito

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai deslocar-se ao Egito no início de novembro para participar na segunda edição do Fórum Internacional da Juventude, na cidade de Sharm el-Sheikh.

Marcelo participa em Fórum Internacional da Juventude no Egito
Notícias ao Minuto

16:11 - 09/10/18 por Lusa

País Novembro

Em resposta a um pedido do chefe de Estado, é autorizada pelo parlamento a sua deslocação à República Árabe do Egito "de 04 a 06 de novembro próximo, a fim de participar no Fórum Internacional da Juventude", num projeto de resolução que consta da agenda da Comissão de Negócios Estrangeiros, e que será depois votado em plenário.

O assentimento da Assembleia da República às deslocações do chefe de Estado é uma formalidade imposta pela Constituição, que estabelece que o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem autorização do parlamento.

Frequentemente, as datas das deslocações oficiais que são aprovadas pelos deputados incluem, por segurança, um ou dois dias a mais do que o período efetivo da visita.

O Fórum Internacional da Juventude é uma plataforma de diálogo entre jovens de todo o mundo e decisores políticos, lançada com o apoio do Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi. A primeira edição realizou-se em novembro de 2017, também em Sharm el-Sheikh, estância balnear no sul da Península do Sinai.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve no Egito em visita de Estado em abril deste ano, a convite do seu homólogo egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, que tinha estado em Portugal em visita de Estado em novembro de 2016.

Há duas semanas, Marcelo Rebelo de Sousa e al-Sisi encontraram-se em Nova Iorque, numa reunião bilateral à margem da 73.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório