Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Dezanove concelhos de oito distritos estão em risco máximo de incêndio

Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu e Aveiro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dezanove concelhos de oito distritos estão em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:57 - 09/10/18 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no interior durante a tarde, e vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo moderado a forte nas terras altas até ao meio da manhã, e rodando temporariamente para noroeste no litoral.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no Algarve até meio da manhã e no final do dia, e um aumento temporário de nebulosidade no interior do Alentejo a partir da tarde.

A previsão do IPMA aponta ainda para vento fraco a moderado predominando do quadrante leste até final da manhã e do quadrante sul a partir da tarde e possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 6 graus Celsius (em Bragança) e os 16 (em Portalegre) e as máximas entre os 19 graus (na Guarda) e os 29 (em Santarém).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório