Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Algumas aldeias de Cascais de sobreaviso para possível evacuação

Aldeias de Biscaia, Almoinhas e Figueira do Guincho, em Alcabideche, poderão incorrer em algum perigo e habitantes estão a ser informados de que poderão ter que ser retiradas. Algumas pessoas terão já sido movidas, de acordo com a Proteção Civil, nomeadamente na aldeia de Biscaia.

Algumas aldeias de Cascais de sobreaviso para possível evacuação
Notícias ao Minuto

02:03 - 07/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

País Incêndios

Várias corporações estão a ser mobilizadas para Sintra e Cascais onde, esta noite de sábado, se iniciou um incêndio de grandes dimensões. De acordo com a Proteção Civil, o fogo está a desenvolver-se na direção do concelho de Cascais, obrigando as autoridades a tomar medidas de precaução com algumas povoações que se podem encontrar na linha de incêndio.

A mesma fonte indicou que as aldeias de de Biscaia, Almoinhas e Figueira do Guincho, em Alcabideche, são as mais preocupantes, tendo as suas populações sido alertadas para uma possível ordem de evacuação.

O Parque de Campismo da Areia também será evacuado.

Algumas pessoas poderão já ter sido retiradas, existindo, porém, algumas informações conflituosas nesse sentido. Não é, para já, possível determinar quantas pessoas já foram evacuadas e em que localidades.

No local, nesta altura, às 2h00 da manhã de domingo, estão no local 535 operacionais apoiados por 158 viaturas.

O incêndio, que começou por volta das 22h30, na zona da Peninha, desenvolve-se muito "influenciado pelo vento", o que "condiciona de sobremaneira o comportamento do incêndio", conforme indicou a Proteção Civil, que acrescente que há "flancos do incêndio que se desenvolveram em zonas inacessíveis".

O facto de existirem povoações dispersas pela serra causa alguma preocupação.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está a acompanhar a evolução do incêndio que deflagrou na zona da Peninha, numa zona de mato na serra.

A zona do convento da Peninha situa-se no perímetro do Parque Natural de Sintra-Cascais, numa área muito exposta aos ventos marítimos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório