Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Aldeia de Biscaia evacuada. "Chamas lavram com muita intensidade"

Dispositivo destacado para o local compreende 439 operacionais apoiados por 125 viaturas. Proteção Civil fala numa situação complicada, dificultada pelo vento.

Aldeia de Biscaia evacuada. "Chamas lavram com muita intensidade"
Notícias ao Minuto

01:22 - 07/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

País Sintra

O incêndio que deflagrou este sábado à noite, na serra de Sintra, às 22h30, ganha terreno numa zona de mato cerrado. Fonte da Proteção Civil indicou ao Notícias ao Minuto que se prevê "um combate difícil" devido aos "ventos fortes" que se faz sentir. "As chamas lavram com muita intensidade", acrescenta a mesma fonte.

A aldeia de Biscaia, em Cascais, está a iniciar um processo de evacuação, por precaução. A Estrada Nacional 247 está interdita na zona afetada, indicou fonte da GNR de Lisboa.

Embora, ao início da noite, se tenha avançado que o fogo estava a lavrar na zona do convento da Peninha - onde teve início, efetivamente -, não se verifica ameaça ao edifício, uma vez que as chamas não evoluíram naquela direção.

Nesta altura, estão destacados para o local 439 operacionais apoiados por 125, um dispositivo que será alargado ao longo da noite. Sublinhe-se que, pelo facto de ser período nocturno, não é possível a utilização de meios aéreos.

A zona do convento da Peninha, sublinhe-se, situa-se no perímetro do Parque Natural de Sintra-Cascais, numa área muito exposta aos ventos marítimos.

Basílio Horta, autarca de Sintra, já esteve esta noite reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se irá deslocar ao local, não se sabendo ainda precisar quando.

Abaixo, pode ver um vídeo publicado no Facebook por um utilizador daquela rede social, onde é possível ver o avançar das chamas.

[Notícia atualizada]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório