Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Este é o último fim-de-semana da época balnear. Autoridades pedem cautela

O alerta é dado, esta quinta-feira, pela Autoridade Marítima Nacional que deixa alguns conselhos a levar em conta no último fim-de-semana da época balnear de 2018.

Este é o último fim-de-semana da época balnear. Autoridades pedem cautela
Notícias ao Minuto

16:07 - 04/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Praias

O fim-de-semana prolongado que arranca amanhã vai ter temperaturas que vão convidar a pôr o pé na areia e, principalmente, no mar.

A Autoridade Marítima Nacional está ciente disso e, por isso, pede cautela aos portugueses na hora de escolher a praia. Mas não só. A atitude perante o perigo também deve ser repensada.

“Opte por praias que ainda disponham de assistência permanente, adotando sempre uma cultura de segurança e prevenção e redobrando os cuidados junto à linha de água”, defende a Autoridade no seu site oficial.

Este alerta surge num momento em que “o período balnear já terminou na maioria das praias portuguesas, pelo que muitas deixaram de ter assistência em permanência pelos nadadores-salvadores, ausência de sinalética e de equipamentos para a assistência a banhistas”.

Face ao exposto é pedido aos banhistas que “em caso de dúvida relativamente ao estado do mar (ondulação e agueiros) não arrisquem e não vão a banhos”.

Os veraneantes devem ter ainda em mente que devem “respeitar um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de ir a banhos” e que não podem “nunca virar as costas ao mar”.

Importante é também que vigie as crianças “permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água sem supervisão”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório