Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Nove carteiristas estrangeiros detidos em Lisboa

Detenções aconteceram em apenas uma semana.

Nove carteiristas estrangeiros detidos em Lisboa
Notícias ao Minuto

18:54 - 03/10/18 por Natacha Nunes Costa

País Crime

A PSP deteve nove carteiristas estrangeiros, entre os dias 25 e 1 de outubro, nas freguesias de Santa Maria Maior e Arroios, em Lisboa.

De acordo com um comunicado enviado pelas autoridades ao Notícias ao Minuto, os detidos, que têm entre os 19 e os 50 anos, são suspeitos de furtarem carteiras em locais turísticos.

A primeira detenção ocorreu no dia 25 de setembro, pelas 19h30, na freguesia de Santa Maria Maior. Os agentes viram três carteiristas a seguirem uma turista. Enquanto um se manteve de vigia, os outros dois encostaram-se à vítima, um deles abriu-lhe a mochila e furtou-lhe a carteira no valor de 150 euros com documentos e 135 euros em dinheiro. Os suspeitos foram imediatamente detidos e a carteira entregue à proprietária.

A segunda detenção ocorreu na tarde de dia 26, também em Santa Maria Maior. Os agentes detiveram um homem, que se encontra a ser investigado por vários crimes, por este ter furtado a carteira a uma turista que se encontrava sentada a lanchar numa pastelaria.

Ao final da noite do mesmo dia, a PSP testemunhou mais um furto a uma turista. Um dos homens abriu a mochila à vítima e tirou-lhe a carteira com vários documentos, um cheque de 363 euros e 160 euros em dinheiro. Depois do assalto, os dois carteiristas colocaram-se em fuga em direções distintas. Os agentes conseguiram apanhar o suspeito que tinha a carteira da mulher na mão.

Já no dia 1 de outubro, a PSP deteve três mulheres que tentaram furtar a carteira a um turista. A vítima apercebeu-se do que ia acontecer e conseguiu evitar o roubo, mas apresentou queixa à PSP.

No mesmo dia, mas na freguesia de Arroios, um agente de folga viu três carteiristas a roubarem um homem. O polícia conseguiu deter um dos homens e recuperar os objetos roubados, mas os outros dois suspeitos conseguiram fugir. O detido desta ocorrência está “fortemente referenciado pela prática de furtos de carteira, sendo um dos carteiristas mais ativo da cidade de Lisboa, tendo vários processos pendentes, tendo inclusivamente sido detido pelo mesmo crime cinco vezes no corrente ano de 2018 e estando obrigado a apresentação periódicas e proibido de andar na Baixa de Lisboa”, segundo explica o comunicado da PSP.

Todos os suspeitos foram presentes na Instância Local de Pequena Criminalidade, para 1.º interrogatório judicial, sendo aplicada aos primeiros três Pena de Multa de 900 euros, ao segundo a medida de coação de apresentações semanais, ao terceiro pena de multa de 1000 euros, sendo que os últimos ainda serão presentes a tribunal para aplicação das respetivas medidas de coação. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório