Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2018
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 17º

Edição

Quase 300 mil portugueses têm mais de 84 anos. Sabe onde vivem?

Números são revelados pela Marktest a propósito do Dia Internacional das Pessoas Idosas que se celebrou na segunda-feira, dia 1.

Quase 300 mil portugueses têm mais de 84 anos. Sabe onde vivem?

As estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para a existência, em Portugal, de um total de 297.538 idosos com 85 e mais anos. Por outras palavras, este valor corresponde a 2,9% da população total portuguesa.

Analisando estes valores por município é possível perceber a discrepância entre algumas zonas do país.

Assim, enquanto que nos concelhos de Ribeira Grande e Câmara de Lobos, os idosos não representam nem 1% da população, em Idanha-a-Nova (11,5%), Alcoutim (11,1%) e Penamacor (10,7%) um em cada dez habitantes tem mais de 84 anos. No conjunto destes três concelhos um em cada dez habitantes tem 85 ou mais anos.

Em sentido contrário encontramos Paços de Ferreira e Lousada, onde a proporção de idosos com mais de 84 anos é de 1% e 1,2%.

Quanto aos concelhos mais populosos – os que têm mais de 100 mil habitantes – Lisboa e Porto são os que apresentam “maior proporção deste grupo populacional (5.3% e 4.4% respetivamente) 'contra' o Seixal e Vila Franca de Xira, que apresentam uma proporção mais baixa (ambos com 1.6%)”.

Por fim, analisando os números por género é possível concluir que as mulheres alcançam uma maior longevidade (3,7% com mais de 84 anos) relativamente aos homens (2%).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório