Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Stress e tabagismo no topo de fatores de risco para doença cardiovascular

Este é o resultado provisório de um inquérito promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Stress e tabagismo no topo de fatores de risco para doença cardiovascular
Notícias ao Minuto

12:26 - 01/10/18 por Notícias Ao Minuto

País Inquérito

A pensar no Dia Mundial do Coração, que se celebrou no sábado, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia lançou a campanha ‘Sabe que tipo de coração é o seu?’ e desafiou os portugueses a medirem o seu fator de risco para a doença cardiovascular. Mais de mil pessoas já participaram neste inquérito e a entidade divulgou os resultados provisórios num comunicado.

Entre os principais fatores de risco para a doença cardiovascular, os portugueses que já responderam ao inquérito destacam o stress e os antecedentes familiares: 53% dos inquiridos aponta-os como os maiores fatores de risco.

O tabagismo com 47% é o terceiro fator de risco escolhido, seguido de perto pelo sedentarismo (46%). O excesso de peso com 42% também surge entre os fatores mais votados.

A lista dos dez fatores de risco para a doença cardiovascular fica completa com o colesterol elevado (26%), hipertensão arterial (22%), má alimentação (19%), diabetes (8%) e álcool em excesso (7%).

Estes resultados demonstram o impacto que o estilo de vida pode ter na doença cardiovascular e o efeito no aumento da mortalidade e morbilidade por doença cardiovascular.

No comunicado, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia alerta ainda para a importância de se cuidar desde cedo do coração e revela que a “prevalência da Insuficiência Cardíaca, que afeta 13% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 70 e os 79 anos, é uma das prioridades da Cardiologia nacional e está a aumentar de dia para dia”.

“Se nada for feito no sentido de contrariar esta tendência, em 2030 terá atingido mais 33% de pessoas no nosso país”, salienta a entidade.

Se quiser pode responder a este inquérito aqui.

Tendo como mote o Dia Mundial do Coração, o Notícias ao Minuto falou com José Fragata, cirurgião cardiotorácico, sobre transplantes do coração. Uma conversa que pode recordar aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório