Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 60 comboios suprimidos até às 18h00 devido a greve

Dos 583 comboios que deveriam ter circulado até às 18:00 de hoje em Portugal, 61 foram suprimidos, devido à greve dos trabalhadores de bilheteira e revisores convocada para segunda-feira, disse à Lusa fonte da CP.

Mais de 60 comboios suprimidos até às 18h00 devido a greve
Notícias ao Minuto

20:43 - 30/09/18 por Lusa

País CP

De acordo com fonte oficial da CP -- Comboios de Portugal, entre as 00:00 e as 18:00 de hoje, dos 14 comboios alfa pendular previstos foram suprimidos dois e dos 32 intercidades não circularam oito.

A CP tinha anunciado, numa nota publicada no 'site' da empresa, que, devido à greve de 24 horas convocada para segunda-feira, poderiam ocorrer hoje e na terça-feira supressões e perturbações. A empresa avisava que "não serão disponibilizados transportes alternativos" durante a paralisação, tendo sido definidos serviços mínimos.

Nos 180 comboios regionais que estava previsto terem circulado entre as 00:00 e as 18:00 de hoje, 36 foram suprimidos.

Já no que diz respeito aos comboios urbanos de Lisboa, dos 238 previstos dois foram suprimidos e, no Porto, dos 119 previstos 13 foram suprimidos.

A CP tinha anunciado anteriormente que, "aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços alfa pendular, intercidades, regional e celta que não se realizem, permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para outro dia/comboio".

Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP vão estar em greve, por 24 horas, na segunda-feira, contra a ausência de contratação de trabalhadores, de mais comboios e negociação para o contrato coletivo.

A greve foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) que criticou o Ministério das Finanças por "bloquear os acordos entre o Ministério do Planeamento, a CP e o SFRCI" e estarem, assim, por contratar "88 trabalhadores para o comercial da CP (Revisores, trabalhadores para as bilheteiras)".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório