Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Advogada de Rosa Grilo vai ponderar recorrer de prisão preventiva

Rosa Grilo e o alegado amante, António Félix Joaquim, vão aguardar julgamento em prisão preventiva.

Advogada de Rosa Grilo vai ponderar recorrer de prisão preventiva
Notícias ao Minuto

17:13 - 29/09/18 por Melissa Lopes

País Crime

A advogada de Rosa Grilo e de António Joaquim admitiu aos jornalistas que já estava à espera que as medidas de coação aplicadas aos suspeitos da morte do triatleta Luís Grilo fossem de prisão preventiva, mas diz não concordar com a decisão.

“Há uma determinada pressão perante o tribunal” por se tratar de um caso mediático, disse aos jornalistas, à saída do Tribunal de Vila Franca de Xira.

Questionada sobre se vai impugnar a decisão da aplicação da medida de coação mais gravosa, a advogada respondeu que sim, considerando existirem razões para tal.

A advogada ressalvou que em causa não está o facto de a prova recolhida pela PJ ser ou não credível. "A questão é que, atendendo à prova indiciária constante nos autos, é normal que o tribunal tome esta decisão", referiu, salientando, contudo "não concordar". 

Interrogada sobre se Rosa e António confessaram a autoria do crime, Tânia Reis não quis adiantar nada sobre essa matéria, revelando apenas como é que os seus constituintes estão a encarar a decisão do tribunal: "O senhor António, principalmente, com grande espanto, não estava à espera. E a dona Rosa não está a achar tão estranho", apontou, escusando-se a comentar o quer que seja que os suspeitos tenham confessado durante os interrogatórios. 

"Ou nos contentamos ou impugnamos. Se decidirmos impugnar, temos prazos a cumprir,  se não, temos que nos contentar  e esperar pela reavaliação dos pressupostos das medidas de coação, que são três meses", afirmou ainda. 

Recorde-se que o tribunal que aplicou hoje a medida de prisão preventiva aos dois suspeitos da morte de Luís Grilo considerou que se verificaram todos os pressupostos dos crimes imputados, homicídio qualificado, profanação de cadáver e posse de arma proibida.

A nota do tribunal adianta ainda que existe "perigo de fuga, perigo de perturbação do decurso do inquérito (mormente na vertente de aquisição, conservação e veracidade da prova) e perigo de perturbação da ordem e da tranquilidade pública (atentendo à natureza dos ilícitos em causa e a visibilidade social que a prática daqueles crimes implica)".

A PJ acredita que Rosa Grilo e António Félix Joaquim assassinaram Luís Grilo no dia 15 de julho, um dia antes de a mulher ter reportado o seu desaparecimento. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório