Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Já saíram os resultados da 2.ª fase de acesso ao ensino superior

A Direção-Geral do Ensino Superior já divulgou os resultados da 2ª fase do concurso nacional de acesso a todas as universidades e institutos públicos.

Já saíram os resultados da 2.ª fase de acesso ao ensino superior
Notícias ao Minuto

00:01 - 27/09/18 por Anabela de Sousa Dantas

País DGES

Foram colocados 9452 estudantes na segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, sendo que 4796 inscritos foram colocados no ensino superior técnico e 4656 no ensino universitário.

Os dados foram esta quinta-feira divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior, podendo ser consultados aqui. Segundo indica a DGES, para os estudantes agora colocados, a matrícula e inscrição é realizada entre 27 e 1 de outubro junto da instituição de ensino.

O concurso nacional permitiu, no conjunto das duas fases, a entrada no ensino superior a 46 070 novos estudantes.

"A colocação de estudantes nesta 2.ª fase confirma as estimativas de ingresso no ensino superior público, que apontam para cerca de 73 mil novos estudantes em 2018/19 quando consideradas todas as vias de ingresso, incluindo cerca de 45.000 novos estudantes a ingressar por via do concurso nacional de acesso", indica o comunicado da DGES.

Os dados revelam ainda que, após as colocações da 2.ª fase, as instituições de ensino superior fora de Lisboa e Porto aumentaram em número de colocados, representando agora 54% do total de colocados (face a 53% em 2017).

A possibilidade de um contingente especial para candidatos com deficiência, incluída pela primeira vez na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso, permitiu um aumento de 28% do número de estudantes a entrar por esta via, face ao ano anterior. 231 estudantes foram colocados na 1.ª e 2.ª fase, sendo este o número de estudantes com deficiência colocados mais elevado de sempre.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório